Em nota divulgada nesta sexta-feira (12), a diretora geral do Hospital Couto Maia, Ceuci Nunes, afirma que não existe surto de meningite meningocócica C no estado da Bahia. Ela esclarece que os 25 pacientes estão internados na unidade por vários tipos de meningites. Deste total, quatro pacientes por meningite meningocócica C, sendo três procedentes de Salvador e um do município de Tancredo Neves. 

A nota explica ainda que número de internações registradas na unidade não apresenta alteração acentuada. “As ocorrências registradas estão dentro da média histórica da doença e esse tipo de ruído acaba ocasionando na população uma sensação de pânico que precisa ser evitada". 

Os internados no HCM por meningites apresentam a seguinte distribuição por agente causador: viral (7), meningocócica C (4), fúngica (3), demais bactérias (11). Segundo a nota, o HCM é referência na Bahia e recebe pacientes de todos os municípios baianos. 

Das 25 pessoas internadas, 11 são procedentes de cidades do interior e 14 de Salvador, admitidos no hospital nos meses de fevereiro e março. Sobre as afirmações da existência de um surto da doença na Bahia, Ceuci Nunes descarta veementemente, enfatizando que "não existe nenhum critério que dê sustentação a esta informação".