Quarta maior cidade da Bahia, Camaçari comemorou nesta segunda-feira (1º) a entrega da reforma empreendida pelo Estado na principal instituição de saúde pública local. A inauguração das novas instalações do Hospital Geral de Camaçari (HGC) foi acompanhada pelo governador Jaques Wagner, o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, e o prefeito Luiz Caetano, entre outras autoridades.

No total, foram investidos R$ 800 mil, em parceria com a prefeitura. “A cidade cresceu e é preciso adequar seu maior hospital público a esta demanda. Já estamos pensando, inclusive, na ampliação de leitos para atender uma população que já chega a 250 mil pessoas”, afirmou o governador.

As obras contemplaram a emergência adulto e pediátrica, o pré-parto e a biomagem, abrangendo uma área de 1.342 metros quadrados. A diretora do hospital, Dorilda Vasconcelos, disse que as intervenções priorizaram a ampliação e a readequação dos espaços, “visando, sobretudo, melhorar e humanizar o atendimento aos cerca de sete mil pacientes de Camaçari e de outros 24 municípios vizinhos, que dão entrada mensalmente no HGC”.

Na emergência adulto, o salão de observação ganhou 16 boxes individuais e ajustes nas salas de acolhimento e de pequenas cirurgias. “Criamos divisórias entre os leitos, onde as pessoas terão, cada uma, o seu leito. Consideramos isso uma coisa boa, na medida em que você pode passar por qualquer procedimento dentro da enfermaria sem precisar ser exposto aos demais pacientes”, explicou a diretora.

Além disso, as obras aprimoraram os setores de inaloterapia e de aplicação de medicamento, o salão de recepção e a sala de redução de fratura e gesso. Já na pediatria, dois novos consultórios vão aumentar a agilidade e rapidez no atendimento infantil, que passa a contar com um salão para acolhimento de acompanhantes e visitantes.

“Construímos ainda uma entrada individualizada, por onde as crianças são encaminhadas para a pediatria sem precisar passar por todo o hospital”, declarou Dorilda, ressaltando também a modernização do setor de pré-parto e a aquisição de equipamentos fundamentais, como os de raios X e ultrassonografia.

Política de recuperação

Solla observou que a reforma realizada no HGC integra uma ampla política de recuperação da estrutura física dos hospitais estaduais, executada pela atual gestão. Dentro deste plano governamental, foram investidos R$ 90 milhões em reformas hospitalares, somente em 2009, em parceria com as prefeituras dos 417 municípios baianos.

“Este é um investimento importante na maior emergência que atende o município de Camaçari e cidades vizinhas. Faz parte da maior ampliação da rede pública do Estado, empreendida pelo governo Wagner, que implica em 400 postos de saúde da família, mais de 1.100 novos leitos, cinco grandes hospitais e a recuperação de toda rede física”, destacou o secretário.