O Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, passa a contar com mais um serviço de alta complexidade, a neurocirurgia. A decisão de implantação do serviço no HGPV decorreu da inexistência dessa especialidade e complexidade na microrregião de Jequié. A neurocirurgia possibilitará a realização de intervenções neurocirúrgicas em menor tempo, em vítimas de traumatismo crânio encefálico (TCE), com acidente vascular encefálico. 

O hospital já conta com médico neurocirurgião há seis meses, que já realizava alguns procedimentos menos complexos, porém, de forma limitada pela indisponibilidade de materiais essenciais. O diretor do HGPV, Gilmar Vasconcelos, informou que o hospital já recebeu todos os materiais, o que possibilita a realização das neurocirurgias de urgência e emergência no hospital, em especial, os traumatismos crânio encefálicos, com acidente vascular encefálico, que viessem a necessitar de cuidados invasivos. 

Com o Serviço de Neurocirurgia estruturado, as transferências dos pacientes com indicação de neurocirurgia serão reduzidas significativamente. “Isto vai dar mais qualidade ao tratamento dos pacientes com intervenção neurocirúrgica precoce e, além disso, reduzirá os custos com deslocamento dos pacientes em UTI Móvel para Salvador”, avalia o diretor Gilmar Vasconcelos. 

O novo serviço, que foi implantado com recursos exclusivos do Estado da Bahia, recebeu, neste mês de março, instrumentais cirúrgicos, craniótomo, monitor de pressão intracraniana, materiais de consumo, como cola biológica, substituto de dura, hemostáticos, fixador de retalhos ósseos, sensores de PIC, válvulas, dentre outros. Em breve, o HGPV estará recebendo o microscópio cirúrgico.