Os 18 mil habitantes do município de Central foram beneficiados, nesta quarta-feira (24), com a inauguração de uma Unidade de Saúde da Família (USF). Com esta nova unidade, o Programa de Saúde da Família irá se expandir no município, que em fevereiro registrou uma cobertura de cerca de 40% da população.

“Estamos investindo na expansão da saúde da família no estado e até o final do ano serão cerca de 400 novas unidades”, comentou o secretário da Saúde, Jorge Solla, que esteve na cidade. Para a construção da nova unidade, que foi instalada na localidade de Palmeiras, zona rural do município, o Governo da Bahia investiu cerca de R$ 105 mil.

Em Miguel Calmon, a equipe da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) pôde verificar o funcionamento da Estratégia Saúde em Movimento. Solla destacou o empenho da prefeitura de Miguel Calmon em garantir uma boa estrutura para o funcionamento do programa. Os atendimentos no município, que tiveram início no dia 15 deste mês, estão beneficiando a população de 21 cidades, além de Miguel Calmon.

Segundo o subsecretário da Saúde, Amauri Teixeira, o balanço dos atendimentos aponta que a expectativa de atendimento, que seria de 28 mil, será superada em cerca de 10%. O Saúde em Movimento, que segue até o dia 29 em Miguel Calmon, tem o objetivo de realizar consultas oftalmológicas, exames diagnósticos e complementares como biometria, campimetria computadorizada, paquimetria ultrassônica, cirurgias de catarata, pterígios, além de outros serviços, totalizando 42 tipos de procedimentos.

Ainda na agenda, Solla e comitiva apresentaram à população de Jacobina, por meio dos meios de comunicação locais, as ações desenvolvidas na área da saúde, além do investimento do governo do estado na expansão da assistência à Saúde.