“Sentia cansaço e dores. Tinha vômito e inchaço nas pernas e muita dificuldade para trabalhar. Agora estou me tratando”. A doméstica Rita de Cássia Bahia Rosa, 32 anos, é uma das mais de 40 pessoas que passam diariamente pelo Serviço de Diálise adulto do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS).

O serviço conta com 18 pontos (máquinas) para realização de hemodiálise e outros quatro para atendimento a crianças de zero a 12 anos, na Nefropediatria. Nesta quinta-feira (11), Dia Mundial do Rim, o Serviço de Nefropediatria marcou presença na Feira de Nefrologia, na Praça Municipal.

O Serviço de Nefropediatria do Hospital Roberto Santos/Fabamed é o único em nefropediatria no estado e é composto por uma equipe multidisciplinar de profissionais como nefropediatras, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, enfermeiros e auxiliares.

Em um estande montado na Praça Municipal, eles distribuíram material informativo e orientaram a população sobre as doenças renais. No HGRS, o atendimento se dá em nível ambulatorial, internamento e realização de hemodiálise. O Serviço conta com quatro máquinas para diálise e sete leitos para internamento e o Programa de Diálise Peritoneal.
Atualmente, 22 crianças estão inscritas no programa de hemodiálise pediátrica. No programa de hemodiálise adulto são mais de 150. Outros 87 são pacientes fixos ambulatoriais, e também outras 11 crianças.

Segundo a médica Maria José Teixeira Rosado, nefrologista que trabalha no hospital há 27 anos, dos quais quase sete no Serviço de Nefrologia, desde que ele foi implantado, os pacientes atendidos na hemodiálise são renais crônicos, que dependem das máquinas para sobreviver e se submetem ao procedimento três vezes por semana.
“Eles se queixam do incômodo de ter que sair de suas casas e vir para cá, já que muitos são do interior. Mas a queixa maior é ter que depender de uma máquina”, diz Maria José. Ela afirma que a doença renal pode ser prevenida, a partir de cuidados básicos – na criança, evitar as verminoses, a desidratação. E, no adulto, tratar a hipertensão, o diabetes, a obesidade. Para crianças e adultos, uma dieta saudável também é importante.