A população de Gandu e de municípios vizinhos, contemplada com a Estratégia Saúde em Movimento, continuará recebendo atendimento oftalmológico, iniciado no dia 19 de fevereiro, até segunda-feira (8). Nesta quinta (4), o governador do Estado, Jaques Wagner, e o secretário da Saúde, Jorge Solla, vão acompanhar as atividades desenvolvidas pelo programa na região.

Saúde em Movimento é um programa desenvolvido pela Sesab, com o objetivo de levar para todas as regiões do estado, ações resolutivas de saúde, possibilitando aos moradores das cidades do interior e aos alunos do programa Todos Pela Educação (Topa) a detecção, o diagnóstico e o tratamento de vários problemas de saúde.

Em Gandu, o programa realizou, até terça-feira (2), 16.297 consultas, 2.265 cirurgias de catarata e 2.290 de pterígio. De acordo com a coordenadora do programa, Cláudia Almeida, esta etapa será a maior já realizada pelo Saúde em Movimento.

"Montamos uma estrutura que vai nos permitir disponibilizar 2 mil atendimentos por dia. Desta forma, devemos finalizar a etapa de Gandu com aproximadamente 36 mil pessoas atendidas em toda a região do Baixo Sul”, disse a coordenadora.

O Saúde em Movimento, desde que iniciou suas atividades, no final de outubro do ano passado, já realizou aproximadamente 58 mil consultas, 105 mil exames complementares, mais de 5 mil cirurgias de catarata e cerca de 10 mil cirurgia de pterígio.

A equipe da Estratégia Saúde em Movimento é composta por médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, e conta com a ação interinstitucional das secretarias estadual e municipais da Saúde e da Educação.

Próxima Etapa

Os prefeitos de Miguel Calmon, Ruy Barbosa, Riachão do Jacuípe, Santa Maria da Vitória e Itaji se reuniram, nesta quarta-feira (3), com a coordenadora da estratégia Saúde em Movimento, Cláudia Rodrigues. A reunião, que contou com a participação de Jorge Solla e do superintendente de Atenção Integral à Saúde, Alfredo Boa Sorte, trouxe esclarecimentos sobre o calendário e a estrutura necessária ao programa.

Em sua apresentação, Cláudia Rodrigues registrou que a próxima etapa será realizada em Miguel Calmon, no período de 15 a 29 de março. A coordenadora esclareceu ainda qual a função de cada instituição envolvida no projeto. O diretor da 16ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), Ivonildo Bastos, falou sobre o papel da Dires no apoio à Saúde em Movimento, que é “de articuladora regional, auxiliando na mobilização e divulgação”.