A Secretaria de Segurança Pública cumpriu, na manhã desta terça-feira (30), 26 mandados de busca e 12 de prisão, com saldo de sete pessoas presas e sete armas apreendidas no bairro de Pau da Lima, em Salvador, além da apreensão de cinco veículos. A “Operação Saneamento” contou com a participação de 120 policiais militares e 40 policiais civis, com um total de 40 viaturas empregadas.

“Nós queremos efetivamente o envolvimento dos moradores, pois a parceria e confiança na polícia possibilitam o sucesso dos programas de segurança pública”, declarou o delegado-geral da Polícia Civil, Joselito Bispo. “A operação é de fundamental importância para o bairro, pois são retirados delinquentes do convívio com cidadãos. Com a proximidade da Páscoa, essas sete armas poderiam trazer um estrago muito grande para as famílias”, explicou.

A ação antecede o lançamento do programa “Ronda nos Bairros” em Pau da Lima. Segundo o secretário de Segurança Pública, César Nunes, terceira área de maior índice de violência. “Concomitantemente foi desarticulada uma quadrilha de roubo de veículos, em que foram presas cinco pessoas e cinco veículos foram apreendidos”, revelou.

Governador lança programa em Pau da Lima

O “Ronda nos Bairros” será lançado em Pau da Lima nesta quarta-feira (31), às 14h30, na sede da Cia Independente da Polícia Militar, pelo governador Jaques Wagner. O programa chega à terceira etapa. Atualmente, já está implantado no bairro de Tancredo Neves e no Subúrbio Ferroviário.

De acordo com dados da SSP, após a implantação do Ronda nos Bairros em 2008 houve uma redução de 73,7% nas ocorrências de roubo a ônibus em relação a 2007. Também no comparativo com 2007, aumentou o número de prisões em flagrante em 23,7%, reduziram os roubos seguidos de morte (latrocínio) em 50%, houve uma queda nos casos de furtos a veículos em 15,8% e diminuíram os registros de homicídio doloso (com a intenção de matar) em 24,7%.

Publicada às 12h15
Atualizada às 15h28