Depois de duas horas de negociação, equipes da Polícia Civil conseguiram resgatar ilesos, na madrugada desta terça-feira (9), a procuradora do Estado Lorena Miranda Santos Barreiros, 31 anos, o marido dela, Jaime Barreiros Neto, 31, advogado e professor de Direito, um amigo do casal de prenome João Gabriel e Sílvia Cristina Miranda Santos, 55, mãe de Lorena, seqüestrados, na segunda (8), no bairro do Costa Azul. A libertação das vítimas ocorreu em uma fazenda na localidade de Mapele, no município de Simões Filho.

O delegado Nilton Borba, coordenador do Grupo Visão Noturna, do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), comandou a operação de resgate, que resultou na prisão dos sequestradores Venceslau dos Santos, 20 anos, e Anderson de Araújo Bispo, 20, ambos com passagens pela polícia e respondendo a processos. A ação policial teve ainda a participação dos delegados Maurício Moradilo e Hélio Jorge (COE), de investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), e de guarnições da Polícia Militar.

De acordo com o delegado Mauro Moraes, diretor do DCCP, o sequestro teve início às 22h30 de segunda-feira, quando a procuradora, o marido e o amigo do casal foram abordados em uma rua do bairro Costa Azul e levados como reféns ao saírem de uma festa. De posse de um revólver, calibre 38, Venceslau e Anderson dominaram as vítimas e seguiram com elas no Fiat Stilo, de cor branca, placa JRG-2448, pertencente ao advogado. A equipe do Grupo Visão Noturna soube do ataque dos marginais por meio de uma escrivã da Polícia Civil que também se encontrava na festa. Familiares das vítimas informaram à polícia que Venceslau e Anderson passaram a exigir resgate para libertá-las. Depois de contatar com os sequestradores, Sílvia Cristina, mãe de Lorena, embarcou em um táxi com destino a Simões Filho, levando consigo cerca de R$ 7 mil exigidos pela dupla.

Perseguição
Duas viaturas do Grupo Visão Noturna seguiram até o local com o delegado Nilton Borba. Nas proximidades do Posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-324, os investigadores localizaram o taxista que conduziu a mãe da procuradora. O motorista informou que tinha deixado Sílvia Cristina em uma praça, em Simões Filho. Ela, após entregar o dinheiro do resgate aos sequestradores, também foi feita refém.

Na sequência, os investigadores avistaram o Fiat Stilo trafegando em alta velocidade no sentido Feira de Santana/Salvador e iniciaram a perseguição. Os criminosos alcançaram uma estrada de acesso à localidade de Mapele e seguiram até uma fazenda, onde foram cercados pela polícia. Venceslau e Anderson tentaram entrar em contato com um advogado, mas não conseguiram. Decidiram, então, negociar a rendição com a polícia, mas pediram a presença da imprensa. Depois da chegada de repórteres, os investigadores dominaram os sequestradores e, em seguida, libertaram os quatro reféns ilesos, já por volta de 1h30 desta terça.

Arma
Em poder dos assaltantes, os policiais apreenderam um revólver Taurus, calibre 38, com seis munições intactas, quatro telefones celulares, um notebook, três relógios e o dinheiro recebido como resgate. Conduzidos para a DRFRV, eles foram autuados em flagrante pela delegada titular, Rogéria Araújo.

Natural do município de Amargosa, Vanceslau dos Santos, residente no bairro Pernambués, tem passagem pela Delegacia de Turismo (Deltur) e responde a processo na Comarca de Santo Antônio de Jesus, por receptação, crime praticado em 2004. Anderson Bispo, nascido em Salvador, mora em Boa Vista do Lobato e está sendo processado na 5ª Vara Crime, por porte ilegal de arma de fogo, e na 13ª Vara Crime, por roubo qualificado. Ele tem passagem pela DRFR e pelo DCCP.