Considerado o terceiro bairro mais populoso de Salvador, com aproximadamente 120 mil habitantes, Pau da Lima será palco da terceira etapa do projeto Ronda nos Bairros, lançado, nesta quarta-feira (31), pelo governador Jaques Wagner, na sede da 47ª Companhia Independente da Polícia Militar.

O Governo da Bahia entregou, na ocasião, seis viaturas e seis motos para a Polícia Militar, além de 535 pistolas calibre 40, 70 escopetas calibre 12, 7,5 mil munições para calibre 12, 83 mil munições para calibre 40 e 1,5 mil coletes balísticos para a Polícia Civil.

Com o objetivo de aproximar cada vez mais a polícia da população e diminuir o tempo de resposta a um chamado, o programa Ronda nos Bairros vem atuando em zonas com altas taxas de violência como os bairros Tancredo Neves, Beiru, Periperi e Subúrbio Ferroviário. A união entre todas as forças policiais reflete num enfrentamento expressivo do crime organizado. Para tanto, policiais realizam patrulhamento de 24 horas.

“Mais um passo foi dado pela nossa estrutura de segurança pública. Aguardamos novos policiais terminarem a sua formação para que possamos ampliar o quadro na rua. Aqui é a porta de saída para aqueles que entraram no mundo da marginalidade, que é de responsabilidade da polícia. O governo toma conta da porta de entrada, evita que outros jovens entrem no caminho errado da droga, da bandidagem. De um lado, a polícia, para quem se desencaminhou, e do outro, o reforço à família, aos programas sociais, cultura, educação e saúde para que a gente diminua a taxa de violência”, disse Wagner.

A segurança pública, segundo o governador, tem recebido atenção especial. Exemplo disso foi reunião, em Salvador, com todos os secretários da Segurança Pública para discutir ações e compartilhar experiências. “O crack virou uma peste social. O presidente Lula já está convocando os governadores para discutir esse assunto. Vamos ampliar e fortalecer a parceria com a Polícia Federal, por conta da entrada da pasta de cocaína. Essa luta diuturna só pode funcionar com planejamento”. Em breve, o município de Feira de Santana também será contemplado com a iniciativa.

O secretário da Segurança Pública, César Nunes, destacou a meta superada do Plano de Segurança Pública. “O ronda nos bairros é um policiamento ostensivo, que tem uma ligação direta com as comunidades. O patrulhamento será feito com motocicletas e viaturas, mantido numa cerca virtual eletrônica, com ronda 24 horas”. Ele salientou a aplicação do programa em Tancredo Neves, que obteve uma redução na ordem de 23% dos roubos em coletivos, diminuição dos números de homicídios e, no Subúrbio Ferroviário, diminuição no número de furtos. O bairro foi dividido em seis áreas, considerando os tipos de investigação mais comuns.

A população poderá acionar os profissionais da Segurança Pública por meio de uma linha telefônica fixa. Após o atendimento da equipe policial, a ligação será passada para a Central registrar a ocorrência. Cada localidade terá seu próprio número de telefone. Pau da Lima é coberto pelas jurisdições da 47ª Companhia Independente da Polícia Militar e 10ª Delegacia de Polícia, que abrange outros 15 bairros.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Joselito Bispo, a aquisição dos equipamentos vai refletir na motivação dos policiais. “O projeto tem como finalidade aproximar a população da polícia”. Já o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, Nilton Mascarenhas, afirmou que o carro chefe do projeto é a integração e revela a novidade com a implantação de um sistema de monitoramento. “As nossas ações serão gravadas e, posteriormente, discutidas. É necessário que a população faça o seu papel, por meio do telefone (71) 3235-0000 (Disque Denúncia), 190, os conselhos comunitários, além do próprio comandante e o policial”.

Redução da violência
O barbeiro José Maria Oliveira Carvalho, morador de Pau da Lima há 7 anos, espera que o programa melhore o comércio na redondeza. “A presença da polícia é sempre bem-vinda. É importante para garantir segurança aos moradores também ao comércio nos bairros de São Marcos, Castelo Branco e Vila Canária”,

Após ser implantado nas regiões de Tancredo Neves e Subúrbio Ferroviário, a violência teve uma queda em quase todos os registros policiais. Segundo o balanço da Secretaria de Segurança Pública, em 2008, houve uma redução de 73,7% nas ocorrências de roubo a ônibus em relação a 2007.

Também no comparativo com 2007, aumentou o número de prisões em flagrante em 23,7%. E os números não param por aí. Houve redução no índice dos roubos seguidos de morte (latrocínio), em 50%, uma queda nos casos de furtos a veículos, em 15,8%, e diminuição dos registros de homicídio doloso (com a intenção de matar), em 24,7%.

 Publicada às 15h30
 Atualizada às 19h35