Um novo grupo de gestores de Centros Digitais de Cidadania está pronto para o trabalho. São 18 parceiros que receberam, nesta quinta-feira (4), os certificados de conclusão do Curso de Capacitação Básica de Gestores e Monitores do CDC do Estado da Bahia. A primeira turma de 2010 tem ainda outros 40 alunos. Estes são monitores que concluem a capacitação nesta sexta (5).

No ano passado foram 1,4 mil alunos e a previsão para este ano é de 40 turmas. “O mais importante do programa Cidadania Digital não são os equipamentos, mas as pessoas à frente dos trabalhos. Os cérebros são os nossos patrimônios para garantir o sucesso do programa”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Ramos, que entregou pessoalmente o certificado para os estudantes.

Em 2009, o programa alcançou a meta de dar um salto quantitativo, atingindo a cobertura de todos os 417 municípios baianos com uma marca de 1.000 Centros Digitais de Cidadania. Este ano é a vez do salto qualitativo, com o reforço da capacitação de todos os gestores e monitores que trabalham com a inclusão sociodigital, mesmo aqueles que estão nos telecentros do governo federal.

Para este ano está prevista ainda a instalação de 500 antenas que vão permitir o acesso de toda rede de CDC à internet por um link via satélite, eliminando o problema da dificuldade de acesso em pontos não-cobertos por outros tipos de provedores.