A Fundação Osvaldo Cruz na Bahia (Fiocruz/BA) vai promover a Mostra do Audiovisual de Ciência e Tecnologia na Bahia (CineScience) durante a III Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece de segunda a quarta-feira (15 a 17), na Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

A mostra conta com o acervo de instituições da área de ciências, como o Canal Saúde da Fiocruz, o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Ceads/Uerj) e o Ver Ciência, do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

Outro objetivo do evento é instituir uma plataforma de reflexão sobre a produção audiovisual do gênero, além de incentivar o ensino das ciências por meios inventivos e inovadores, promovendo o intercâmbio com festivais nacionais e internacionais do setor.

Durante o CineScience, o Ver Ciência vai apresentar documentários sobre a vida de dez grandes nomes da ciência e educação no Brasil, como Carlos Chagas, Josué de Castro, Johannna Döbereiner, César Lattes e Paulo Freire.

Já o Canal Saúde exibirá filmes comemorativos dos 100 anos da descoberta da doença de chagas, com direito a exposição de painéis comemorativos do feito científico. O Ceads apresentará documentários sobre ecologia de mamíferos, moluscos, aves, córregos, parques ambientais, anfíbios e peixes, dentre outros assuntos.

Com o tema Desenvolvimento Sustentável da Bahia, a conferência é promovida pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).