Um sorteio mobilizou, nesta quarta-feira (24), famílias de 1.600 candidatos a uma das 400 vagas para a primeira turma do Centro de Educação Científica de Serrinha de formação em robótica, biologia e outras áreas. Criada nos moldes do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), no Rio Grande do Norte, a estrutura já está pronta para receber os alunos, que vão passar dois anos participando de oficinas práticas em diversas áreas da ciência.

Construído com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), com recursos do Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica (Inovatec), o Centro, também conhecido como Escola de Ciências de Serrinha, tem o apoio do médico paulista Miguel Nicolelis, um dos mais renomados cientistas da atualidade, coordenador do laboratório de neurociências da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e diretor do IINN-ELS. A aula inaugural será na segunda quinzena de abril próximo.

“Este Centro de Educação Científica está sintonizado com a nossa meta de interiorizar as ações de Ciência e Tecnologia, dando acesso a baianos à oportunidade de se tornarem pesquisadores. São estes jovens que dão os primeiros passos, agora que podem ser os responsáveis por grandes descobertas do futuro", afirma o secretário Eduardo Ramos.

O Centro recebe os alunos no turno oposto ao que eles frequentam as aulas nas escolas municipais e estaduais, a partir da 5ª série. O prédio do Colégio Estadual André Negreiros, cedido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, foi totalmente reformado e modernizado, onde laboratórios vão permitir que os meninos e meninas mostrem o talento para uma área que, por muito tempo, foi de acesso exclusivo das elites. Os professores da rede pública local também serão beneficiados com a mesma qualificação continuada oferecida aos docentes do Centro, uma vez por mês.

A próxima seleção acontece em dois anos, depois que os primeiros alunos tiverem concluído as oficinas de Ciência e Tecnologia, Ciência e Meio Ambiente, Ciência e Robótica, e Ciência e Arte. Até lá, outras cidades do Território Portal do Sertão devem ser incluídas, já que é preciso definir a logística de transporte. Para esta fase, os estudantes de Serrinha terão transporte garantido pela prefeitura municipal, parceira do projeto.

A unidade é gerida pela Associação Alberto Santos Dumont de Apoio à Pesquisa (ASSDAP). O valor repassado pela SECTI ao projeto é de R$ 5 milhões, para a implantação e operacionalização pelo prazo de 18 meses, já concluídos. Depois, a unidade será autossustentável.

Produção sisaleira da Bahia certificada em gestão de qualidade

Após oito meses de adequações às normas exigidas por lei para certificação do sisal, a unidade de beneficiamento de sisal da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira – APAEB (Batedeira), no município de Valente, a 232 km de Salvador – acaba de conquistar a certificação da ISO 9001/2008, válida para a área de gestão de qualidade.

A certificação foi anunciada oficialmente pelo Comitê de Certificação do Ibametro. O próximo caminho, já em andamento, é a certificação inédita do produto, a fibra do sisal. Essa ação foi uma parceria entre APAEB, Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI), Sebrae-BA Regional Feira de Santana. Segundo Ismael Ferreira, diretor-executivo da APAEB, “o governo estadual atual tem ajudado, mas por muitos anos os agricultores sisaleiros foram deixados à margem no que se refere a políticas públicas estaduais”.