Em missão na Alemanha, desde sábado (06) para troca de experiências e cooperação científica e tecnológica na área de energias limpas e renováveis, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Eduardo Ramos, visitou os campos de energia eólica e solar da cidade de Morbach, os maiores do País no setor e considerados modelos no uso de energias limpas. Na segunda-feira (8), Ramos esteve ainda na Universidade de Birkenfeld, Instituto de Energias Limpas e Emissão Zero, na cidade de Birkenfeld, a 150 quilômetros a oeste de Frankfurt, onde assistiu à aplicação real dos parâmetros de energia limpa e emissão-zero. 

Vinculado à Universidade de Ciências Aplicadas de Trier, uma das mais antigas universidades da Europa, o Instituto, mantém programas de cooperação com vários países, inclusive o Brasil. O secretário foi recebido pelo vice-presidente do Instituto e pelo decano da universidade, em companhia do diretor de projetos internacionais do Instituto de Aplicação de Material de Condução Elétrica. 

O calendário de visita continuou na terça-feira (9), com a ida à Agência de Energia do Estado da Renânia do Norte-Vestfália, na cidade de Gelsenkirchen. A comitiva da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) foi recebida pelo diretor da agência, Michael Baumman, que convidou a Bahia para participar da 18ª Conferência Mundial de Hidrogênio, que ocorrerá em Essen, em maio próximo. Ramos, representando o Governo da Bahia e a Secti, agradeceu e aceitou o convite. 

A Renânia do Norte-Vestfália, o estado mais populoso e um dos mais ricos do país, tradicionalmente abriga a matriz energética alemã. No passado, com seus recursos em carvão e ferro, foi o berço da industrialização e desenvolvimento alemães, que alçaram o país entre as demais nações do globo. Hoje, lidera as pesquisas e a aplicação de energias alternativas e limpas e congrega os maiores fornecedores europeus de energia. A Renânia do Norte – Vestfália é o maior centro de energia não apenas da Alemanha, mas de toda a Europa, e sua cidade-energética – Essen – considerada a capital da energia na Europa. 

Comitiva homenageada com jantar de negócios
Na Alemanha, Ramos e sua equipe estão sendo assistidos pelo Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt, por intermédio do conselheiro Alexandre Barboza, encarregado dos assuntos de promoção comercial, e do analista de mercado Dominik Kampmann. Na noite de terça-feira, a comitiva da Bahia foi homenageada com jantar em Frankfurt, oferecido pelo cônsul-geral, embaixador Cezar Amaral, que contou com a presença de autoridades e empresários interessados no estreitamento de vínculos com o Brasil, em especial o estado da Bahia. 

Em todos os contatos, Ramos destacou as potencialidades da Bahia, sua abertura para o mundo, seu desenvolvimento recente e suas amplas e positivas perspectivas para o futuro. Ramos identificou potencialidades de cooperação alemã para a Bahia no campo da energia e da inovação tecnológica. A missão ficará na Alemanha até sexta-feira (12).