A Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada, nesta quinta-feira (25), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que a Região Metropolitana de Salvador (RMS) apresentou, no mês de fevereiro deste ano, a menor taxa de desemprego para o período em análise, desde o início da série histórica, em 2003, correspondendo a 11%. Em relação ao mês anterior, a queda foi de quase 1%. No período entre fevereiro de 2007 e fevereiro de 2010, a taxa caiu de 13,6% para 11% e, com relação ao início do governo Lula, a queda foi de quatro pontos percentuais.

O secretário do Planejamento da Bahia, Walter Pinheiro, mostrou-se otimista com o resultado da pesquisa. “Nós tivemos duas notícias muito boas com o resultado. A primeira é que nós voltamos do ponto de vista do desemprego em Salvador, à situação anterior à crise. A segunda foi que o aumento do rendimento médio real domiciliar per capita cresceu tanto em relação a fevereiro de 2009, quanto em relação a janeiro de 2010”.

A taxa nacional de desocupação das regiões metropolitanas apresentou queda 1,1% em relação ao mesmo período do ano passado e se manteve estável com relação ao mês anterior. A população desocupada – 1,7 milhão – foi reduzida em 11,3% na comparação com o mesmo período do ano passado, o que representa menos 220 mil pessoas. A população ocupada – 21,7 milhões – apresentou crescimento de 3,5%, com relação a fevereiro de 2009, o que representa mais 725 mil postos de trabalho.