Maria de Lourdes, Rosa Maria, Marivalda dos Santos e Maria de Fátima, trabalhadoras informais que atuam como passadeiras e faxineiras no Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo (Patra), participaram, com outros colegas, nesta terça-feira (23), da abertura de um ciclo de sensibilização realizada por técnicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Sebrae e Receita Federal, no auditório da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Elas receberam esclarecimentos técnicos sobre os benefícios da Previdência Social, os passos que devem percorrer para obter o registro como Micro Empreendedor Individual (MEI) e conheceram melhor os seus direitos e deveres como cidadãs e profissionais. “Viemos até aqui para apreender e conseguimos tirar as dúvidas a respeito dos assuntos apresentados e ainda ficamos atualizadas sobre as medidas do governo federal na área de proteção social”, afirma Lourdes.

Para a coordenadora de Apoio a Micro e Pequenas Empresas da Setre (Coampe), Lenna Carvalho, o encontro foi bastante positivo. “As pessoas que aqui estiveram apreenderam muito. Aproximamos a Previdência Social da realidade destes profissionais autônomos e mostramos que é possível pagar a contribuição social do INSS com o valor das diárias, que são intermediadas pelo Patra”.

Lenna anunciou, ainda, que de 12 a 15 de abril haverá a realização de um curso especial, de Qualidade no Atendimento para profissionais que exercem trabalho temporário integrado ao Patra. “A ação acontecerá na unidade central do Sinebahia, no edifício Torres do Iguatemi, e vai englobar todos aqueles que integram o programa. Estamos abrindo novos caminhos para que os profissionais busquem novos conhecimentos, que poderão proporcionar melhoria de vida e mais qualificação profissional”, finalizou.

O Patra é coordenado pela Setre e exerce a função de organizar grupos ocupacionais para prestação de serviços em residências e/ou empresas.