Com a meta de ampliar a atividade em 10%, este ano, representantes do segmento de Turismo Rural da Bahia apresentaram à Secretaria de Turismo do Estado (Setur), propostas para o avanço do setor. Entre as propostas apresentadas pela Câmara Técnica de Turismo Rural, o secretário Domingos Leonelli assegurou a execução de um plano promocional para o desenvolvimento da atividade, a elaboração de uma estratégia de comunicação e a inclusão de pequenos empresários e trabalhadores da área nos programas de qualificação profissional e empresarial desenvolvidos pela Setur. 

Leonelli lembrou ainda que o segmento rural terá fundamental participação na integração econômica do turismo. “Esse é um dos eixos da estratégia de governo denominada Terceiro Salto. É preciso que o turismo inclua a população economicamente”. 

Neste sentido, a Setur entrará em entendimentos com parceiros como o Incra, o Sebrae e o Banco do Nordeste para a elaboração de iniciativas conjuntas de inclusão social. O empresário Geraldo Bulhões, que representou a Associação Baiana de Turismo Rural (Abatur), fez uma avaliação positiva do encontro e destacou a sensibilidade do governo estadual para o desenvolvimento do setor. 

“A abertura desse canal de diálogo proporcionou a formatação da nossa câmara técnica, o que representa um grande avanço”, disse Bulhões. Segundo dados da Câmara Técnica de Turismo Rural da Bahia, o estado possui cerca de 100 hotéis fazenda. Outra modalidade que atrai visitantes, sobretudo estrangeiros, é o turismo de visitação aos assentamentos rurais.