Preparar novos agricultores familiares que atuam com a apicultura no município de Luis Eduardo Magalhães. Este é o objetivo do Curso Básico de Formação de Apicultores, voltado para a captura de enxames e segurança no trabalho, realizado pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA) e Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), para 30 agricultores familiares.

Os treinamentos começaram nesta quinta-feira (15) e seguem até o final da tarde desta sexta-feira (16), na sede do Sebrae no município. De acordo com o gerente regional da EBDA, em Barreiras, Carlos Augusto Santos, o primeiro dia do curso foi destinado às aulas práticas e teóricas, quando os participantes foram capacitados a utilizar e a manusear, dentro das exigências básicas da apicultura, materiais e equipamentos específicos da atividade. Além das noções de apicultura e segurança no manuseio com as abelhas, o primeiro dia do curso abordou as possíveis causas de acidentes, riscos físicos, químicos, biológicos na atividade apícola e riscos ao meio ambiente.

Nesta sexta (16), as atividades estão destinadas aos cuidados com o uso de agrotóxicos em floras apícolas, instruções normativas para planejamento e implantação de apiário. A qualidade segurança alimentar, manejo de apiário, boas práticas na apicultura, pasto apícola, potencial de florada e atividades práticas também serão abordados.

A programação de cursos em 2010 será intensa. A EBDA vai realizar capacitação de agricultores familiares, apicultores, técnicos e agentes comunitários apícolas para atuarem no território baiano, orientando e prestando assistência técnica aos apicultores familiares de comunidades, associações e demais grupos representativos.