A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), autarquia da Secretaria da Agricultura (Seagri), encerra, na sexta-feira (30), no auditório do Hotel Apollo, no município de Juazeiro, a segunda etapa do VII Curso de Produção de Sementes e Mudas, que capacita técnicos da empresa e de outros órgãos e entidades de assistência técnica para repassar os conhecimentos aos agricultores familiares do Vale do São Francisco.

Além da parte teórica, o treinamento proporciona aos participantes visitas a produtores de sementes da região, a Unidades de Demonstração (UD), comunidades com experiência na produção de sementes, viveiros de mudas frutíferas em Petrolina (PE). Também são visitados, os campos e UBS (aparelho utilizado para processamento de sementes) de Produção de Sementes de Hortaliças, campo experimental e o mini USB-Silo, na Estação Experimental da EBDA.

Segundo o coordenador do curso e engenheiro agrônomo da EBDA, Edson Alva, o Programa Semeando já possui aproximadamente 250 técnicos capacitados em sementes e mudas, prontos para atuar junto aos agricultores familiares.
“A idéia é possibilitar que o agricultor familiar obtenha produtos de boa qualidade e competitivos no mercado, pois esse é o caminho para melhorar sua qualidade de vida”, explica Alva.

De acordo com o gerente regional da EBDA em Juazeiro, Fernando Duarte, “a empresa tem o papel de organizar as atividades voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar, ratificando a missão da empresa no Vale do São Francisco, uma das maiores do estado em produção de mudas e sementes”.

Participam do curso, além dos técnicos de Juazeiro, profissionais das gerências regionais de Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Jequié, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Seabra, Serrinha e Vitória da Conquista.

O curso de sementes, que já vem sendo ministrado desde 2007, faz parte do Programa Semeando, do Governo do Estado, desenvolvido pela /Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), da Seagri.