Pecuaristas baianos terão a oportunidade de adquirir, durante a Expobahia, que está sendo realizada no Parque de Exposições de Salvador, até o próximo domingo (18), reprodutores das raças zebuínas Nelore e Gir, de alta qualidade genética, em condições vantajosas de financiamento.

Dentre as vantagens concedidas estão a elevação do prazo de pagamento para até oito anos, seis vezes maior do que o praticado, com juros de 5 a 8,5% ao ano e bônus de adimplência concedido que pode variar de 15 a 25%, de acordo com a região.

O valor financiado está entre R$ 4 mil e R$ 6 mil por animal e os exemplares poderão ser adquiridos durante a I Feira de Tourinhos, no próximo sábado (17). A compra também será realizada de forma direta. As condições são oferecidas pelo Banco do Nordeste, por meio do programa de melhoramento genético bovino – Pró-genética – desenvolvido pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) e o sistema Faeb/Senar.

Segundo o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, o objetivo é viabilizar a melhoria da qualidade genética do rebanho bovino baiano e garantir a comercialização em larga escala, fortalecendo as cadeias produtivas do leite e da carne.
“Dessa maneira, possibilitaremos uma uniformidade no rebanho a ser abatido e uma velocidade no ganho de peso, permitindo fazer grandes partilhas, destinadas à exportação” explica Salles, considerando a exigência dos compradores externos.

Os animais que participam da feira são registrados pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). “A exposição integra o calendário de feiras específicas para a venda de touros e se expandirá para todas as regiões do estado”, informa o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Raimundo Sampaio, que referencia o trabalho do órgão na articulação regional, junto aos possíveis compradores. Itapetinga e Guanambi deverão sediar as próximas feiras de tourinhos.

Programa

A estimativa de comercialização do Programa de Melhoria da Qualidade Genética, Pró-Genética, é de 15 mil animais comercializados, em quatro anos, beneficiando proximadamente sete mil pecuaristas nas diversas regiões do estado. Serão contemplados diretamente pecuaristas com rebanho de até 250 cabeças bovinas.

Para o superintendente Raimundo Sampaio, o programa visa a melhoria do rebanho e da produtividade, a melhoria da renda do produtor, agregação de valor, melhoria da liquidez de reprodutores, valorização da genética com garantia de qualidade e estabelecimento de critérios de comercialização.