A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) vai instalar, em oito unidades prisionais do Estado, cursos de manutenção de computadores e de iniciação à informática. A iniciativa garantirá que pelo menos 150 internos da Penitenciária Lemos Brito – na capital – e dos Conjuntos Penais de Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas, Itabuna, Juazeiro, Jequié, Valença e do Presídio Advogado Rui Penalva, em Esplanada, sejam beneficiados. O curso será dividido em quatro módulos, entre aulas teóricas e práticas, com carga horária total de 72 horas.

Profissionais de informática, selecionados pelas unidades, ficarão responsáveis por ministrar as aulas. De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Institucional da SJCDH, Luís Fonseca, o objetivo do curso é despertar na população carcerária o interesse pela área, por meio do desenvolvimento de habilidades nas técnicas de manuseio de computadores, estimulando também a formação de agentes multiplicadores.

Serão selecionados para participar os internos que tenham noções de informática. Os equipamentos que serão utilizados durante o curso foram obtidos pelo convênio firmado entre a SJCDH e o Tribunal de Justiça em outubro do ano passado, no qual a secretaria recebeu 30 computadores em condições de uso e mil peças de equipamentos usados.