Integrando a programação Abril – Mês da Dança, da Fundação Cultural do Estado (Funceb) e da Secretaria de Cultura (Secult), o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) dá continuidade à série de apresentações de sua mais nova montagem, Um Por Um Pra Um, com espetáculos em Salvador e nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Mutuípe e Lauro de Freitas, sempre com entrada gratuita.

A companhia se apresenta na próxima quarta-feira (14), na Praça João Paulo II, no bairro de Alagados, na capital, às 17h. Depois, estará em cartaz no sul da Bahia. No sábado (17), na Praça Otávio Mangabeira, em Itabuna, e no domingo (18), na Praça D. Eduardo, em Ilhéus, sempre às 17h.

Já no final do mês, o BTCA fará duas apresentações em Mutuípe. A primeira no dia 24, na Praça Góes Calmon, e no dia 25, na avenida Bartolomeu Chaves, em frente à Casa da Cultura. No dia 27, o espetáculo será em Lauro de Freitas, na Praça da Matriz, e, no encerramento do Mês da Dança, o BTCA volta a dançar em Salvador, no dia 29, na Lagoa do Abaeté, ao lado da Casa da Música.

Confissão

Ao invés de ser apresentado no palco tradicional, o espetáculo Um Por Um Pra Um acontece em cabines individuais, onde cada artista, no total de 20 bailarinos-intérpretes que se revezam, recebe um espectador por vez, em solos que duram em média cinco minutos cada. “Trata-se de um confessionário, onde o bailarino e seu público unitário compartilharão uma determinada emoção que ficará restrita e segredada aos dois”, descreve o diretor artístico do BTCA, Jorge Vermelho, que concebeu a montagem, sob a supervisão da coreógrafa paulista Renata Melo.