Próximo à comemoração dos seus 199 anos, em 13 de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) já recebeu aproximadamente três mil livros doados por instituições baianas. Na próxima sexta-feira (16), às 15h30, o Grupo A Tarde entrega aproximadamente 500 títulos, dentre eles, obras literárias e didáticas do século XX e XXI.

Dos dois mil livros doados para a biblioteca no início de abril, 1,4 mil são oriundos do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e 500 da diretora teatral Cristiane Barreto, referentes ao acesso para a peça História de uma lágrima furtiva de cordel.

Para a diretora de Bibliotecas Públicas da Fundação Pedro Calmon (FPC), Kilma Alves, as doações representam a preocupação da sociedade civil com práticas de incentivo à leitura. “Contribuições como estas servem para ampliar o acervo das bibliotecas públicas e despertar nos leitores uma consciência crítica da importância do livro e da leitura”, destacou.

Bicentenário
Em 13 de maio a Biblioteca Pública do Estado da Bahia completará 199 anos de existência e para celebrar a data e se preparar para o bicentenário, em 2011, a Biblioteca está preparando uma programação especial, com atividades literárias e artísticas gratuitas para seus usuários e a população baiana.