No próximo domingo (18), data em que a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML) completa 60 anos de fundação, a sua idealizadora, Denise Tavares, também será homenageada, por meio da literatura de cordel.

Nesse dia, às 15h, no prédio da biblioteca, em Nazaré, o professor e cordelista Antônio Barreto lançará o cordel Denise Tavares: A musa de Nazaré como atividade integrante da programação de aniversário da BIML. A publicação terá distribuição gratuita.

A biografia aborda a vida de Denise Tavares, desde sua infância, na cidade de Nazaré, passando pelo colégio ginasial, secundário até a faculdade. A obra destaca ainda a luta da professora para criar a biblioteca, seus artigos publicados nos jornais e sua amizade com o escritor Monteiro Lobato, chegando até seu falecimento ocorrido no dia 19 de abril de 1974.

Num conjunto de mais de 100 folhetos de Cordel já publicados, Denise Tavares: A musa de Nazaré é o nono cordel biográfico escrito por Antônio Barreto. Destaque também para “Afrânio Peixoto: O Filho Amado de Lençóis”, “Zumbi dos Palmares: Herói da Resistência”, “Maria Felipa: Uma Heroína que a História Esqueceu”, “Maria Bonita: A Musa de Lampião”, “Feirense João Falcão que conheci”, “Yeda Pessoa de Castro nos falares do Cordel”, “Edilene Matos nas veredas do cordel” e “Michael Jackson disse adeus”.

Antônio Barreto nasceu nas caatingas do sertão baiano de Santa Bárbara. Amante da cultura popular e dos livros é graduado em Letras Vernáculas e pós-graduado em Psicopedagogia e Literatura Brasileira. Tem vários trabalhos em jornais, revistas e antologias, tendo publicado mais de 100 folhetos de cordel abordando temas ligados à Educação, problemas sociais, futebol e humor, além de vários títulos ainda inéditos. Em novembro de 2008, o autor lançou um cordel em homenagem à quase bicentenária Biblioteca Pública do Estado (198 anos).