A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), está com inscrições abertas para as Oficinas de Formação Artística 2010, nas linguagens de Artes Visuais, Música e Teatro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas nos espaços onde as aulas serão realizadas até sexta-feira (23). As aulas começam na segunda (26).

As oficinas têm como objetivo possibilitar o acesso à formação artístico-educativa, contribuindo para a inserção de cidadãos nas áreas de arte e cultura de maneira qualificada. De formação básica para iniciantes até cursos avançados voltados para manutenção e fortalecimento de grupos artísticos, as oficinas deste ano são de Fotografia e Processos Criativos na área de Artes Visuais, Canto Coral, Flauta Doce e Musicalização na área de Música e Iniciação e Cursos Avançados na área de Teatro.

Todas as atividades, que têm duração de dois meses a um ano, são ministradas por professores da Funceb. Os interessados devem ter idade acima de 14 anos, com experiência ou não em artes e cultura, de amadores iniciantes a artistas e arte-educadores.

“As oficinas de formação servem também para proporcionar o conhecimento de noções relativas a cada linguagem, favorecendo a formação artística e profissional, além de potencializar as ações de multiplicação e qualificar a atuação artística dos participantes e dos grupos culturais das comunidades”, conta a responsável pela coordenação das Oficinas de Formação, Ana Cláudia Ornelas.

As aulas serão realizadas em espaços culturais administrados pela Funceb e escolas públicas na capital, em Lauro de Freitas e em Muritiba, cidade do Recôncavo baiano. Em Salvador, a Casa da Música, em Itapuã, o Cine-Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, o Cine-Teatro Centro Cultural Plataforma, o Espaço Cultural Alagados, o Espaço Xisto Bahia, no Barris, e o Colégio Estadual Ipiranga, em Dois de Julho, sediarão as oficinas.

Em Lauro de Freitas, haverá aulas no Centro Cultural Lauro de Freitas. Já em Muritiba, os locais são o Colégio Estadual João Batista Fraga e as Escolas Reunidas Alcides de Almeida.