O projeto internacional In a Cabin with, intercâmbio que promove a realização de gravações em diversos locais do mundo, chega a Salvador e ao município de Itacaré, com a participação de músicos do grupo Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio do Programa Artistas Residentes (PAR).

O intercâmbio acontece de dois em dois meses quando músicos holandeses se deslocam para algum local do mundo para criar, produzir e gravar um álbum em parceria com músicos locais. “A escolha de Itacaré se deu por conta do In a Cabin with ter escolhido neste novo álbum o tema da surf music para explorar suas principais formas, estilos e influências”, disse a assessora de Relações Internacionais da Secult, Monique Badaró. Para esta edição, o projeto também será realizado na Irlanda.

Idealizado pelo produtor musical Marteen Besseling e implementado pela In a Cabin with, organização sem fins lucrativos da Holanda, o projeto é financiado pelo Music Center The Netherlands, NFPK+, Sica, Embaixada da Holanda em diferentes países. Para a sessão no Brasil, o apoio também da Embaixada da Holanda em Brasília, além da participação da Prefeitura de Itacaré e do Consulado da Holanda em Salvador.

Os músicos estão em Itacaré realizando pesquisas musicais antes da gravação. Todo material criado e produzido na Bahia será mixado e finalizado em estúdios holandeses e, posteriormente, disponibilizados na rede virtual gratuitamente para download em www.inacabinwith.com e em outras plataformas e formatos.

A promoção completa do CD será realizada pelo Music Center The Netherlands em parceira com a V2, uma das mais importantes distribuidoras de música da Holanda. Os CDs serão lançados em alguns espaços culturais como o famoso Melkweg Theater de Amsterdam e em festivais de música como o Eurosonic/Noorderslag, Ollin Kan na cidade do México e no SXSW, em Austin, Texas (EUA).

PAR
O Programa Artistas Residentes tem como objetivo promover intercâmbios regulares no domínio artístico e cultural entre artistas de várias linguagens radicados no estado da Bahia. Propicia oportunidades de produção colaborativa e de compartilhamento de informações, conhecimentos, experiências e visões de mundo. Os participantes desenvolvem novos conceitos e habilidades, além de vivenciar experiências multiculturais.

Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz
Criada pelo músico Letieres Leite em 2006, a Orkestra Rumpilezz é um grupo de sopro e percussão em que as composições como os arranjos são concebidos a partir do universo percussivo baiano. Formada por cinco músicos de percussão (atabaques, surdos, timbaus, caixa, agogô, pandeiro ,caxixi,) e 14 músicos de sopro (trompetes, trombones, saxes alto, saxes tenor, sax barítono e tuba).

As composições são inspiradas desde os toques dos orixás do culto do Candomblé, como também de grandes agremiações percussivas, a exemplo do Ilê Aiyê, Olodum, Sambas do Recôncavo, dentre outras referências rítmicas. Confira material de Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz disponível na internet.

Michiel Flamman
Cantor e compositor holandês debutou como J Perkin com a produção independente do disco Exhibit, em 2000, e, desde então, tem tocado em festivais nacionais e cenas locais. Em 2004 tocou com Simon Gitsels e gravaram juntos o album Songs’n Sounds lançado pela Excelsior Recordings, sucesso de crítica e de imprensa.

Em janeiro de 2006 lançou Solopeople, álbum mais orientado para a banda, com um trabalho artístico de qualidade remarcável. Muitas das canções são enormemente reprisadas nos programas de rádio da Holanda. Chegou à 19° posição do hit parade com a canção “Come back to me”.

No início de 2008 gravou no estúdio Mailmen da cidade de Utrecht e finalizou o terceiro álbum com parceria com Simon Gitsels no estúdio Tiny Telephone, em São Francisco, com o título Before We Part. Lançado em novembro de 2008, recebeu excelente crítica. Depois de várias turnês pela Holanda e Alemanha, está atualmente preparando um novo álbum solo e tocando com nova banda (www.thisissolo.com).

In A Cabin With
Organização sem fins lucrativos criada pelo produtor musical Marteen Besseling. Desde o início do projeto produziu álbuns de excelente qualidade, com especial destaque para o The Black Atlantic, Steye, Stan Diego e Chop Wood, que se tornaram um sucesso de público, tendo obtido um recorde de downloads e excelentes críticas na imprensa do Benelux e em outras publicações digitais especializadas em música.

Algumas produções foram indicadas para prêmios na Holanda e convidadas para participar de festivais como o Noorderslag, da Holanda, o Ollin Kan, no México e o SXSW, em Austin, no Texas. Em 2009, In A Cabin With começou a produção de uma série de documentários para a televisão holandesa, a Dutch National Television (NPS), sobre os países onde o projeto aconteceu, as pessoas, os músicos, sobre os álbuns produzidos e o intercâmbio cultural.

No site do projeto estão disponíveis alguns documentários da série, como o da Tailândia com o grupo Kyteman, o do México com Stan Diego e o do Canadá, com Steye. Em março 2010, o documentário foi considerado o mais visto entre os programas da Dutch National Television.