Na passagem do MC e DJ Afrika Bambaataa por Salvador, nesta sexta-feira (16), a partir das 19h, no Largo Pedro Archanjo (Rua Gregório de Mattos, Pelourinho), o Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Identidade e de Diversidade Cultural (SID) e Secretaria de Cidadania Cultural (SCC), lança o Prêmio Cultura Hip Hop 2010 – Edição Preto Ghóez.

Realizada em parceria com o Instituto Empreender e Ação Educativa, a premiação tem o objetivo de selecionar ações e experiências no fortalecimento da cultura hip hop no país. Com o evento desta sexta-feira, o Pelourinho Cultural, programa da Secretaria Estadual de Cultura (Secul), via Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), em parceira com a Favela Music Productions, presta mais uma homenagem ao hip hop.

O programa, que já vem desde 2006 buscando trazer o ritmo dos guetos para os palcos do Centro Histórico de Salvador, homenageia os 35 anos do movimento musical. O show será aberto pelo grupo baiano Simples Rap’ortagem, com a participação de DJ Bandido, a partir das 21h. O evento será transmitido ao vivo pela Rádio Educadora, em um especial durante o programa 16 Toneladas.

A abertura do evento será às 19h, com uma palestra realizada por Bambaataa e pelo MC Jorge Hilton, do Simples Rap’ortagem, grupo parceiro do norte-americano na Bahia. O debate terá como tema os 35 anos do hip hop e promove um diálogo entre o público e os artistas. A palestra é um costume de Bambaataa. Durante sua turnê no Brasil, por onde passou o MC e DJ, fez questão de abrir um espaço para o contato com o público.

O prêmio e como participar

O Prêmio Cultura Hip Hop envolve 135 iniciativas e tem investimento de R$ 1,7 milhão. Ele premiará as ações de fortalecimento das expressões culturais do movimento hip hop, contribuindo para sua continuidade e para o fomento de artistas, grupos e comunidades praticantes dos diferentes elementos do gênero no Brasil, contemplando todas as suas regiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste). Nesta primeira edição, presta homenagem póstuma ao músico maranhense Márcio Vicente Góes (1971-2004) e ao rapper Preto Ghóez, um dos líderes do Movimento Hip-Hop Organizado do Brasil.

As iniciativas selecionadas podem ser de pessoas físicas, instituições e grupos informais nas seguintes categorias: Reconhecimento, Escola de Rua, Correria, Conhecimento (5º Elemento) e Conexões. As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir desta sexta-feira (16). Os interessados poderão encaminhar suas propostas pelos Correios ou preencher os formulários eletrônicos disponibilizados nos sites do Prêmio Cultura Hip Hop 2010 e do Ministério da Cultura.