Até o dia 12 deste mês, a rádio estatal BBC Radio 3 de Londres estará na Bahia para gravação de edições do programa Rotas do Mundo (World Routes), que enfoca a música tradicional com influência regional, e de um capítulo para a próxima série Planeta Humano (Human Planet), que terá como tema a relação entre a música, o mar e a religião afro-brasileira.

A visita da rádio, articulada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria da Cultura (Secult), dá continuidade aos trabalhos de divulgação do atual panorama da música baiana também no mercado internacional e representa a valorização das tradições musicais do estado, a partir de suas origens africanas.

As gravações são inicialmente feitas em Salvador. De segunda a esta quarta-feira (7), Matheus Aleluia, Baiana System, Orkestra Rumpilezz, Bankoma e Gerônimo foram alguns dos artistas selecionados para o capítulo do Planeta Humano. Uniram-se a eles especialistas em religião e cultura afro-brasileira, como o professor Nelson Cerqueira.

Na próxima quinta-feira (8), às 20h, será realizado um show especial, aberto ao público, no Largo Tereza Batista, Pelourinho. Tiganá Santana, com participação especial de Virgínia Rodrigues, banda Percussivo Mundo Novo, liderada por Mikael Mutti, e a sambista Mariene de Castro representam a musicalidade da Bahia nesta apresentação, que também será transmitida pela rádio.

O evento é promovido pela Ginga Produções e feito em parceria com o Pelourinho Cultural, programa do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

Rotas do Mundo

No sábado, a equipe da Rádio 3 segue para o interior, para produzir as edições do Rotas do Mundo. As tradições musicais e culturais da região do Recôncavo serão a inspiração deste programa que se baseia nas raízes e origens da música de todo o mundo.

Em Santo Amaro da Purificação, os sons do maculelê e do samba, guiados por Mestre Gato, são a pauta. Em seguida, vem o samba chula de São Braz, distrito de Santo Amaro. Ainda no mesmo dia, a equipe chega a Cachoeira, onde permanece no domingo para conhecer a cultura local e entrevistar artistas e especialistas da região.

Parceria Funceb/BBC

O contato inicial entre a Funceb e a BBC se deu na segunda participação da Diretoria de Música da fundação na feira World Music Expo (Womex), em Copenhague, entre outubro e novembro do ano passado. A oportunidade de trazer a Radio BBC à Bahia abre uma importante janela para a visibilidade de artistas baianos que não costumam ter acesso à mídia internacional.

A BBC é uma das maiores e mais respeitadas empresas de transmissão no mundo, levando sua programação múltipla, que envolve serviços de rádio, TV e internet a centenas de milhões de pessoas.

A Radio 3 foi escolhida como a Estação Britânica do Ano (Sony Radio Awards, 2009/2010) e tem uma audiência semanal de mais de dois milhões de pessoas (não incluindo o público on-line).