A rica experiência de importantes mestres da capoeira baiana poderá ser compartilhada com quem quiser participar da 1ª Oficina de Vivências de Capoeira Angola de 2010, que será realizada nos próximos sábado e domingo (24 e 25), no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, pela Associação de Desenvolvimento da Capuêra Angola.

O objetivo da Adescca é reunir antigos mestres para a troca de informações nas áreas de confecção de berimbaus e caxixis, dos movimentos de capoeira angola, seus ritmos e sua percussão, além das rodas de samba e da capoeira propriamente dita. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail adescca@gmail.com, o blog adescca.blogspot.com ou pelos telefones (71) 3323-0081 e (71) 8154 2585.

O Forte de Santo Antônio fica localizado na Praça Barão do Triunfo, mais conhecida como Largo de Santo Antônio, no Centro Histórico de Salvador. Monumento da arquitetura militar, tombado e administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), é um centro de referência sobre a capoeira, onde funcionam sete academias dos mais representativos mestres.

O acesso às academias é gratuito e o horário de funcionamento é de domingo a segunda das 8h às 22h. As rodas de capoeira abertas ao público acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 19h, e aos sábados, das 17h.

Entidades que ensinam capoeira

As academias de João Pequeno de Pastinha, de Capoeira Angola da Bahia (mestre Boca Rica), o Centro de Cultura da Capoeira Tradicional Bahiana (mestre Bola Sete), a Escola de Capoeira Angola Irmãos Gêmeos do Mestre Curió, a Fundação Mestre Bimba (mestre Nenel) e o Grupo de Capoeira Angola Pelourinho (mestre Moraes).