A Coordenação de Defesa Civil do Estado da Bahia (Cordec), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), divulga a lista dos municípios que decretaram situação de emergência, em decorrência das fortes chuvas.

De fevereiro deste ano até agora, 11 municípios enviaram decretos de situação de emergência à Cordec, sendo que sete, Apuarema, Itagimirim, Itanhém, Itapetinga, Medeiros Neto, Nova Viçosa e Teolândia, já foram homologados pelo Estado e outros quatro, Prado, Venceslau Guimarães, Gandu, Rui Barbosa, encontram-se ainda em tramitação, mas já com parecer favorável da Cordec.

Outros dez municípios, Camaçari, Marau, Lauro de Freitas, Itamaraju, Feira de Santana, Ilhéus, Cícero Dantas, Vera Cruz, Madre de Deus e Simões Filho, decretaram situação de emergência, mas ainda não juntaram os documentos para formação do processo de homologação. Portanto, são 21 municípios com decretos de situação de emergência em vigor em todo o estado. Além destes, a Defesa Civil foi notificada de ocorrências nos municípios de Salvador e Santa Cruz de Cabrália.

O coordenador da Cordec, Antônio Rodrigues, salienta que, para os municípios receberem recursos federais, é imprescindível a elaboração de planos de trabalho, que junto com os decretos e demais documentos devem ser enviados ao governo federal no prazo máximo de 30 dias, contando da data de ocorrência identificada no formulário de avaliação de danos.

Vítimas fatais
São quatro os registros de morte no estado. Um no município de Prado, em virtude de choque elétrico em rede clandestina de energia, outro em Feira de Santana por afogamento. Em Teolândia uma pessoa foi atingida por um raio e em Camaçari outra pessoa faleceu devido à queda de uma árvore. Existem 36 registros de pessoas levemente feridas em toda a Bahia.

A Cordec continua trabalhando em regime especial buscando auxiliar os municípios e deixar preparados todos os órgãos de resposta do Estado – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), Empresa Baiana de Saneamento S.A (Embasa), Corpo de Bombeiros, Comando da Polícia Militar, Voluntárias Sociais da Bahia e as Casas Civil e Militar – caso os municípios necessitem de apoio.