A criação de uma política estadual que unifique as conquistas de todos os municípios e trabalhe o conceito de Economia Solidária, de forma transversal, em todos os órgãos do Governo da Bahia. Essa foi a proposta apresentada, na última terça-feira (27), na Conferência de Economia Solidária da Região Metropolitana de Salvador, realizada em Camaçari, encerrando o ciclo preparatório para a 2ª Conferência Estadual de Economia Solidária.

O evento contou com a participação dos municípios de Lauro de Freitas, Simões Filho, Salvador, Candeias, Dias D’Ávila, Vera Cruz, São Francisco do Conde, Itaparica, Madre de Deus, Mata de São João, São Sebastião do Passé e Pojuca, e elegeu 20 delegados, sendo 10 representantes de empreendimentos, cinco do poder público e cinco das organizações que apoiam e fomentam a Economia Solidária, as chamadas incubadoras.

As Conferências Regionais se apresentaram como uma oportunidade da sociedade civil organizada em oferecer subsídios aos órgãos governamentais para a formulação e avaliação das políticas públicas. “Durante as conferências ficamos conhecendo as realidades que outras cidades estão vivendo e podemos expressar às autoridades as dificuldades que enfrentamos e as alternativas que criamos para resolver os nossos problemas”, declarou Janice Vieira, integrante da Cooperativa Múltipla Fonte da Engomadeira (Coofe), instalada em Salvador.

O superintendente de Economia Solidária, da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Helbeth Oliva, destacou a importância das conferências no processo de criação de políticas públicas direcionadas ao setor.

“A participação nas conferências é um exercício da democracia e possibilita que milhares de pessoas contribuam na construção de uma nova realidade social. É o momento em que as demandas e proposições de diferentes setores ou segmentos sejam apresentadas”, afirmou Oliva, que representou o secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos, no evento.

Com o tema “Pelo Direito de Produzir e Viver em Cooperação de Maneira Sustentável”, a 2ª Conferência Estadual de Economia Solidária será realizada em Salvador, entre os dias 3 e 5 de maio e contará com a participação de 368 delegados (50% representantes dos empreendimentos, 25% do poder público e 25% das organizações que apoiam e fomentam a economia solidária) eleitos nas conferências regionais.