LOCAL: Palacete das Artes Rodin Bahia (Graça)
DATA: 29.04.10 (quinta-feira)
HORÁRIO: 19h

O QUE É: lançamento da TV Anísio Teixeira.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PROJETO: tem como objetivo produzir peças audiovisuais educacionais e fornecer, desta forma, material didático multimídia para os professores e alunos da rede estadual da Educação. O conteúdo pedagógico foi elaborado por 16 professores selecionados da rede estadual e a proposta tem como referência a TV Escola do Ministério da Educação (MEC) e a TV Paulo Freire, que é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Paraná. Na perspectiva da arte-educação, a grade de programação da está comprometida com os parâmetros curriculares nacionais e com o projeto político-pedagógico desenvolvido pelo Instituto Anísio Teixeira. O investimento do Estado é de R$ 4 milhões para a realização de 545 peças educacionais em 2010: programas de auditório, jornalismo especializado em Educação, documentários educativos, doc-dramas, reportagens especiais e campanhas educativas. O governo realizou licitação para que empresas que atuam no mercado audiovisual pudessem co-produzir as peças audiovisuais.

PROGRAMAÇÃO: 30 séries compõem a grade da TV, entre elas estão o Almanaque Viramundo, uma revista eletrônica inspirada nos antigos almanaques; Máquina de Democracia, programa de jornalismo especializado em Educação; Arena do Esporte, que objetiva fornecer material didático aos professores de Educação Física; Identidades Artísticas, programa que funciona como vitrine de diversas expressões artístico-culturais do estado; Memórias da Educação, documentários sobre o pensamento e obra de grandes educadores brasileiros, entre outras. Comprometida com a Educação Básica, a programação tem o objetivo de ampliar a noção de espaço educativo, conhecimento e saberes; auxiliar o conteúdo curricular da escola; socializar bens artístico-culturais, lançar campanhas educativas relacionadas com saúde, meio-ambiente, em defesa dos direitos humanos e das diversidades e produzir peças jornalísticas especializadas em educação, cultura e ciência.

TRANSMISSÃO: a programação será transmitida, via satélite (em parceria com a TVE), para unidades escolares da rede pública de ensino. Também será veiculada na TVE (TV aberta) e disponibilizada para toda a rede pública pelo Portal do Educador Baiano, na internet, e, ainda, por meio de DVDs que serão distribuídos para as escolas e Núcleos de Tecnologias Educacionais.