Com o objetivo de compartilhar experiências e de avaliar o método de implantação do Programa Escola Ativa, nos municípios baianos, 250 gestores municipais participaram, nesta terça-feira (6), do 1º Encontro de Gestores Municipais de Educação.

O encontro aconteceu no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, sob a coordenação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia com a parceria do Ministério da Educação (MEC) e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), responsável pela formação dos professores do programa.

O Escola Ativa é um programa do governo federal, desenvolvido em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação, para melhorar o desempenho escolar dos alunos do campo que cursam as séries iniciais em escolas ou classes multisseriadas. Regido com base em uma metodologia específica, o Escola Ativa garante ao estudante das séries iniciais uma educação condizente com a realidade em que ele vive, respeitando, inclusive, os traços culturais.

Presente na mesa de abertura do evento, o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, reconheceu os ganhos que os estudantes de zonas rurais da Bahia têm obtido com a aplicação do Escola Ativa e também como os trabalhos dos gestores municipais. Ele ratificou que a intenção do governo “não é só garantir escola. Estamos garantindo o direito de aprender”.

A técnica da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do MEC, Valdete Rosa, enfatizou a importância das políticas nacionais que dão respaldo ao trabalho dos professores do campo para a educação brasileira. “Não existia política de educação do campo nenhuma, em lugar nenhum. Existia muita discussão, muita vontade, mas não se fazia nada. Nenhum trabalho para se garantir uma educação de qualidade para os educandos do campo”, ressaltou Valdete Rosa, referindo-se à criação da Secad, em 2004.

Valdete Rosa pediu uma maior aproximação dos municípios com o Programa Escola Ativa. “Precisamos assumir verdadeiramente o compromisso com a Educação, senão, nada vai para a frente”.  A secretária da Educação do município de Antônio Cardoso, Eliana Lobo, enfatizou que, ao contrário do que muitos pensam, “em uma classe multisseriada há aprendizagem”. Quando se tem uma boa metodologia como a que o Escola Ativa trouxe para a gente, há aprendizagem. Alguns dirigentes que estão aqui não conhecem o programa ou ainda estão entrando, mas eles vão ver que vale a pena”.

Em Antônio Cardoso há aproximadamente 280 alunos do campo com idades entre 6 e 12 anos estudando em turmas multisseriadas sob a metodologia do Escola Ativa. Para Eliana Lobo, em termos concretos, um dos benefícios que o munícípio atribui ao programa é a diminuição significativa da distorção idade-série, que, segundo ela, era “altíssima”. “Além disso, valorizamos mais o professor e recuperamos a autoestima dos alunos”.