Os Impasses da Estratégia: os Comunistas, o Antifascismo e a Revolução Burguesa no Brasil 1936-1948. Esse é o título do livro que o professor e pesquisador do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus IV da Universidade do Estado da Bahia (Uneb)b, em Jacobina, e do Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local (PPGHIS) do Campus V, em Santo Antônio de Jesus, Carlos Zacarias, vai lançar no próximo dia 20, às 20h, no foyer do Teatro Uneb, Campus I, em Salvador.

A obra é resultado da tese de doutorado do autor pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe). Publicado pela editora Annablume em parceria com o PPGHIS da Uneb, o livro é dividido em seis capítulos que analisam a trajetória do Partido Comunista do Brasil (PCB), destacando a política de união nacional e a estratégia de revolução democrático-burguesa defendida pelos comunistas brasileiros na luta antifascista.

A tese de doutorado de Zacarias foi defendida em 2007. Para a realização da pesquisa, o professor passou oito meses em Portugal, onde obteve fontes importantes para o trabalho nos arquivos da Torre do Tombo e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL).

No Brasil, os jornais A Tarde e O Momento, e os centros de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV) e de Documentação em Memória da Universidade Estadual Paulista (Cedem-Unesp) também foram fontes utilizadas.

A obra poderá ser adquirida durante o lançamento a preço promocional de R$ 50. Em livrarias da capital baiana terá custo de R$ 61. Posteriormente, o livro vai ser disponibilizado para pesquisa em todas as bibliotecas da universidade.