LOCAL: Clube Recreativo Campomar, Piatã.
DATA: 29.01.10 (quinta-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: solenidade de abertura da III Conferência Estadual de Esporte e Lazer.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

CONFERÊNCIA: acontece nos dias 29 e 30 de abril, com o tema "O plano decenal do esporte e lazer – 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais". O encontro vem consolidar as políticas públicas de esporte e lazer no território baiano, e, por extensão, promover uma ampla mobilização em torno da construção de um plano para o setor. Durante o evento serão apresentadas as propostas debatidas e deliberadas nas 21 conferências municipais e cinco regionais, que reuniram representantes da sociedade civil organizada, formada por gestores, atletas e dirigentes esportivos. O final da etapa estadual resultará nas sugestões baianas a serem encaminhadas à IIII Conferência Nacional, que acontecerá entre os dias 3 a 6 de junho, em Brasília, quando o estado será representado por 65 delegados.

BALANÇO: dentre as ações do Governo da Bahia na área de esporte e lazer no último triênio, está à aplicação de investimentos da ordem de R$ 22,6 milhões na construção e recuperação de ginásios, quadras poliesportivas, piscinas semi-olímpicas e apoio a eventos esportivos. Nesse mesmo período, o Programa Faz Atleta beneficiou 244 esportistas com recursos de R$ 8,8 milhões. Já por meio do programa Segundo Turno, 10 mil crianças e adolescentes de Salvador foram beneficiados com o acesso a práticas esportivas no horário oposto ao da escola. Entre 2007 e 2009 ainda foram doados materiais esportivos para 275 entidades que trabalham com esporte no estado e as atividades das escolas de esportes apoiadas pelo governo na capital e no interior atenderam 28 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Em Salvador, o Estádio Roberto Santos (Pituaçu) ganhou padrão internacional, após o investimento de R$ 55 milhões.

COPAS E OLÍMPIADAS: a escolha de Salvador como uma das sedes da Copa comprovou a importância da Bahia no cenário desportivo nacional. O legado das ações empreendidas para o evento de 2014 inclui melhoria da infraestrutura urbana, construção de uma nova arena esportiva, geração de trabalho e renda, revitalização do centro histórico de Salvador, incremento do turismo e potencialização de novos investimentos, além de proporcionar visibilidade internacional positiva. A infraestrutura proposta para a Copa ainda foi fundamental na escolha da capital baiana como das quatro subsedes das Olimpíadas de 2016.

OBRAS: na próxima segunda-feira (3) começa a implantação do canteiro de obras para demolição da Fonte Nova. As licenças necessárias já foram concedidas pela prefeitura, garantindo o início dos serviços de colocação de tapumes, reparação do terreno e retirada de objetos como portas, janelas e pias. O projeto de lei para contratação do empréstimo de R$ 400 milhões para construção da nova arena foi aprovado ontem pela Assembléia Legislativa. O investimento total na obra é de R$ 591,07 milhões. Já o projeto de lei para contratação das obras de mobilidade urbana, no valor de R$ 541,8 milhões, segue em votação. Os recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Caixa Econômica Federal (CEF), respectivamente, foram garantidos durante solenidade do Pacto Federal para as copas do Mundo 2014 e das Confederações de 2013.