Os baianos que disputaram pela categoria PNE (Portadores de Necessidades Especiais) a tradicional Travessia dos Fortes, realizada no último domingo (4), no Rio de Janeiro, fizeram bonito.

No masculino, Marcelo Collet foi o primeiro colocado, com o tempo de 41m09, seguido por Danilo Glasser, de Americana (SP), com 43m40, e em terceiro Antônio Eduardo Matos, da Tijuca (RJ), com 47m32. Já a paratleta Mônica Veloso (Embasa/Ortobom/Hammerhead) ficou em segundo lugar, com tempo de 1h27m32 – ela foi superada por Regiane Nunes – e em terceiro lugar ficou Sandra Noronha (as duas de São Paulo).

A Travessia dos Fortes teve um total de 2.519 participantes, com um percurso de 3,6 mil metros, do Forte de Copacabana ao Forte Duque de Caxias, no Leme, e os nadadores baianos deram um show, começando com a conquista do troféu de campeão por Luiz Arapiraca, que fez o tempo de 38m43 e venceu o duelo contra o conterrâneo Allan do Carmo, vice-campeão na prova. O gaúcho Samuel de Bona ficou em terceiro lugar.

Entre as mulheres, a baiana Ana Marcela chegou em segundo lugar, sendo superada pela paulista Poliana Okimoto, que conquistou o tri da competição.
Para Mônica Veloso, a participação da Bahia foi brilhante. “Nadei forte toda a prova e consegui superar (no tempo) 261 atletas masculinos e 132 femininos, mostrando que valeu a preparação intensiva incutida pelo meu técnico Ícaro Veloso”, disse.

Agora ela retorna aos treinamentos pensando principalmente no Circuito Brasileiro de Piscina do CPB e no Mundial Open em Berlim, em junho. O desafio da paratleta no momento é a prova do Open em Durban, na África do Sul, que acontece de 12 a 17 deste mês.