Conhecimento das regras do futebol, dos regulamentos de diversos campeonatos, imparcialidade e ética são alguns dos princípios básicos de um setor profissional que vem ganhando ascensão no país, a arbitragem futebolística. Com o propósito de melhorar o conhecimento dos que trabalham na área e dos que pretendem atuar, o Governo da Bahia, por meio da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), vem aplicando cursos de arbitragem em diversos municípios baianos. Nesta quarta-feira (7), a cidade beneficiada foi Mairi, situada a cerca de 300 quilômetros de Salvador.

Cerca de 50 pessoas, entre profissionais de educação físicas, coordenadores de ONGs e árbitros, lotaram o Espaço Recreativo Zequinha Bacalhau para acompanhar a palestra ministrada pelo professor Hidelbrando Patriarca, o Lembrança, e dirigida por Sinval Vieira, da Sudesb. “Em Mairi ainda não há mulheres na arbitragem de campo, mas acredito que posso ser a primeira, disse a educadora do Projeto ABB comunidade, Israela de Souza, que trabalha em um projeto social voltado para as crianças de baixa renda e tem no esporte um dos principais meios para educar. “Acredito que esse curso está sendo de extrema importância para aprofundar o meu conhecimento em relação às regras do futebol e poder orientar melhor a garotada”.

Programa 

Entre os temas debatidos durante o curso, estiveram em pauta os princípios básicos da arbitragem, preparação psicológica e física, organização, características do jogo, personagens, local, contexto e mídia, regulamento, regras e medidas de segurança, além da exibição de um documentário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o assunto.

Atualmente, o projeto ABB comunidade de Mairi trabalha com 105 jovens de 6 a 18 anos de idade e, para isso, usa vários esportes como ferramenta de inclusão social, sendo que o futebol é o carro-chefe. “O que torna os aprendizados desse curso de extrema importância para futuramente podermos fundamentar a teoria durante as aulas, distanciando-as da superficialidade e gerando atletas de verdade”, disse o educador do Projeto ABB, Gerval Leone, que também acompanhou a palestra.

O curso de arbitragem, promovido pelo governo, é gratuito e aberto a todas as cidades baianas. Para realizar a inscrição, os municípios interessados precisam entrar em contato com a coordenação de excelência da Sudesb, pelos telefones: (71) 3117-7415 / 3321-2861. A prefeitura da cidade-sede é responsável apenas por escalar o público interessado no curso. “Geralmente, as pessoas convidadas, direta ou indiretamente, são ligadas ao esporte na região, porém não deixam de acompanhar as aulas, jovens que sonham com uma nova carreira profissional”, afirmou Sinval Vieira.