Com o início da instalação do canteiro de obras para a construção da Arena Fonte Nova, na segunda-feira (3 de maio), o Parque Aquático será desativado na próxima sexta-feira (7 de maio) e as aulas de natação, inclusive para as pessoas portadoras de necessidades especiais, que integram o Programa Escolinhas de Esporte da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), passam a ser realizadas nas piscinas da Universidade Católica do Salvador (UCSal), localizada em Pituaçu, e também no Centro Social Urbano (CSU), do Nordeste de Amaralina.

Na quarta-feira (5), a Sudesb abre inscrição para 792 vagas que serão oferecidas na UCSal. As inscrições serão realizadas na própria Universidade, na entrada próxima ao portão Leste 1 do Estádio de Pituaçu, das 8h30 às 12h e das 14 às 17h. A partir do dia 17 de maio, serão abertas mais 500 vagas também para a natação no Centro Social Urbano (CSU), do Nordeste de Amaralina, totalizando 1.292 nesta modalidade.

 “Com essa ação, o Governo do Estado cumpre mais uma etapa do cronograma estipulado pela FIFA e dá início ao preparo do terreno para receber o novo equipamento”, observa o secretário do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos.

A vistoria cautelar, uma etapa preparatória da obra e que foi iniciada em 1º de março por equipes de assistentes sociais e engenheiros contratados pelo consórcio, já vistoriou aproximadamente 1,3 mil dos 2 mil imóveis localizados a um raio de 250 metros do estádio e que serão vistoriados. Esta ação, cuja previsão de conclusão é na primeira semana de junho, tem por objetivo elaborar um relatório que permitirá um andamento seguro de toda a obra relacionada à Fonte Nova.

Financiamento e empréstimo

Na última quinta-feira (29), a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou o empréstimo de R$ 400 milhões que o Governo do Estado contratará junto ao BNDES para construção da Arena Fonte Nova. “Essa aprovação acontece num momento importante, quando estão em fase de conclusão os entendimentos mantidos pelo Governo da Bahia com o banco na formalização do financiamento”, lembra o secretário, informando que nesta sexta-feira (30), o Governo da Bahia manteve reunião com dirigentes do BNDES, no Rio de Janeiro, para oficializar entrega da carta consulta relativa ao financiamento.

Ainda de acordo com Nilton Vasconcelos, o governo já disponibilizou, por meio da Agência de Fomento do Estado da Bahia S/A (Desenbahia), empréstimo de R$ 50 milhões à Fonte Nova Negócios e Participações, empresa constituída pelo consórcio, para as primeiras ações relativas à obra.