Conhecer os projetos em andamento das cidades-sede da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 e aproximar as experiências por meio dos interlocutores dos comitês organizadores. Esses foram alguns dos objetivos do 1º Encontro das Cidades-Sede da Copa 2014, realizado nesta terça-feira (13), no Hotel Stella Maris, em Salvador, e que aprovou a criação do Fórum das Cidades-Sede da Copa 2014 para dar continuidade às articulações entre as cidades. O próximo encontro será em Belo Horizonte (MG).

Representantes de 10 cidades brasileiras trataram de assuntos intrínsecos à preparação para o Mundial de Futebol como formas de financiamento, o cumprimento dos prazos das obras (estádios, vias, aeroportos, entre outras), e se as mesmas estão sendo construídas conforme os critérios de sustentabilidade previamente acordados.

Pela manhã foi explanada pelos representantes a situação das obras dos estádios e da mobilidade urbana em cada cidade participante. À tarde houve a apresentação da Casa Brasil, espaço que será disponibilizado pelo Ministério do Turismo, na África do Sul, durante a Copa do Mundo, para a realização de ações de promoção.

O espaço também será palco, no dia 8 de julho, do lançamento da marca do Mundial de 2014, que ocorrerá no Brasil. Em seguida foi elaborada a Carta de Salvador, documento sintético com os resultados das discussões, incluindo a criação do Fórum, que foi proposta pela Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa 2014 no Estado da Bahia (Secopa).

“Os espaços edificados não poderão se tornar obsoletos. Por esta razão, nos preocupamos em colocar em prática os projetos que valorizem o entorno das obras e atendam permanentemente à comunidade”, afirmou o secretário Ney Campello.

Para o secretário chefe da Casa Civil de Pernambuco e coordenador do Comitê Pernambucano da Copa 2014, Ricardo Leitão, as cidades vinham conversando individualmente com a Fifa e com o Comitê Brasileiro da Copa. “Mas o fato de tratarmos juntos esses assuntos vai fazer com que trabalhemos de forma mais integrada e objetiva”.

Um dos pontos mais importantes e em comum entre as cidades é a mobilidade urbana. Na capital baiana está sendo desenvolvido um projeto entre o Governo da Bahia e a Prefeitura de Salvador.

Sobre o transporte coletivo urbano, todas as possibilidades de ampliação, criação, inovação e melhorias estão sendo estudadas sob a perspectiva de um traçado pré-estabelecido. O projeto abrange quase toda a Avenida Paralela. A intenção é amenizar o congestionamento de veículos nas principais vias de Salvador.

O prefeito João Henrique disse que as parcerias com os governos estadual e federal estão ocorrendo dentro do previsto. “Houve uma matriz de responsabilidades para cada esfera de governo e precisamos socializar como o governo federal, os estados e municípios estão em relação ao que foi estabelecido”.

Empregos – A Secretaria de Trabalho, Renda, Emprego e Esporte (Setre), estima que sejam gerados 2.500 empregos com a construção do novo Estádio da Fonte Nova. O 1º Encontro das Cidades-Sede é uma iniciativa do Estado da Bahia. Além de Salvador, enviaram representantes, à exceção de Brasília e Curitiba, as cidades de Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo

Publicada às 13h10
Atualizada às 20h30