O Curso de Contratos e Convênios, promovido pela Secretaria do Planejamento (Seplan), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de dados (Serpro), Controladoria Geral da União (CGU) e Caixa Econômica Federal, teve início na última terça-feira (6), no auditório da secretaria. O curso, que visa qualificar os usuários do sistema de gestão de convênios e contratos do Governo Federal (Siconv) e do módulo de contratos e convênios do Sistema Informatizado de planejamento do Governo do Estado da Bahia (Siplan), segue até o próximo dia 16 e será dividido em três grupos.

O primeiro grupo, que terá suas atividades realizadas no auditório da Seplan, atenderá especificamente a técnicos e operadores do Siconv e Siplan. Os segundo e terceiro grupos terão suas atividades realizadas no laboratório do Serpro e serão abertos também para gestores municipais e outros interessados.

De acordo com a Superintendente de Cooperação Técnica e Financeira da Seplan, Luiza Amélia Mello, a qualificação desses servidores que compõem a rede de convênios é necessária a fim de evitar que o estado tenha perdas, devolução de recursos e a baixa execução dos mesmos.

Luiza Amélia explica que a realização deste curso em Salvador foi uma decisão acertada. “Os cursos desta natureza eram realizados anteriormente fora do estado, o que implicava num maior custo para o governo. A opção por realizá-los aqui em Salvador, além de reduzir os custos, possibilita que um maior número de pessoas participem”, declarou.

No total, 52 pessoas inscreveram-se para o curso, que conta com a experiência do consultor especialista na área de transferências de recursos por convênio, Fernando Alberto Freire. As atividades didáticas tratam de legislação e prática de operação.