Os policiais militares que desejam adquirir sua casa própria podem visitar até o próximo sábado (24), a Feira de Imóveis da Polícia Militar, na Vila Militar do Bonfim. Lá, o profissional receberá informações sobre as condições de financiamento e já pode sair com a carta de crédito em mãos.

A ação da PM, em parceria com a Caixa Econômica Federal e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), visa facilitar ainda mais a compra da casa própria por policiais. A feira reúne estandes da Conder, Caixa Econômica e de imobiliárias aprovadas pela Caixa.

De acordo com o gerente imobiliário da Conder, João Vicente, os servidores da Segurança Pública estão sendo beneficiados por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Vicente explica que o Estado ainda concede crédito ao servidor para ajudá-lo no financiamento com a Caixa Econômica.

O crédito é de até 50% da prestação em um prazo de cinco anos (180 meses), por meio do Programa Habitacional Servidor Público do Estado da Bahia. Para ter acesso ao programa, o policial deve ter uma renda máxima de até dez salários mínimos – sua renda determinará o valor do imóvel a ser financiado.

O sargento da Polícia Militar Ubirajara Conceição, 46 anos, aproveitou o primeiro dia da feira para comprar seu imóvel. Após passar no estande da Conder e da Caixa Econômica, já com a carta de crédito, foi até aos estandes das imobiliárias pesquisar um imóvel.

“As facilidades oferecidas pelo governo e pela Caixa são tantas que estou até confuso para escolher o apartamento. Trouxe até a minha esposa para me ajudar. Temos casa própria, mas moramos na periferia e queremos mudar para um bairro, perto de tudo, de hospital, supermercado”, disse o policial.

De acordo com o gerente da Caixa, Marcelo Costa, estão disponibilizados, na feira, três mil unidades habitacionais, vinculados a investimentos aprovados pelo banco. Porém, o servidor não fica limitado a estes imóveis, tendo liberdade de escolha. Ele pode comprar imóveis usados ou na planta.

Na feira, o servidor também pode tentar adquirir seu imóvel por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, que concede R$ 17 mil de subsídio. Além disso, os servidores são favorecidos com a isenção de consulta ao SPC e Serasa – exceto restrições a bancos públicos – e seguro garantia de término de obra, que garante a entrega do imóvel.