As comemorações pelo Dia do Exército foram encerradas na manhã desta segunda-feira (19), quando é celebrada a data. O evento, na Escola de Administração do Exército, no Colégio Militar de Salvador, bairro da Pituba, contou com a presença do governador Jaques Wagner.

As atividades começaram ao som da Canção do Exército, executada por 350 militares, representando todos os quartéis de Salvador, honras ao governador e entrega de diplomas de colaborador emérito do Exército a oito personalidades, em reconhecimento aos serviços prestados à corporação.

“Essa comenda é fruto de um relacionamento muito bom entre o governo da Bahia e a 6ª Região Militar. Fui aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro e considero que o Exército cultua valores fundamentais, como disciplina e respeito à hierarquia, à bandeira e ao próximo. É uma grande escola de formação. Sou um fervoroso adepto e simpatizante das Forças Armadas Brasileiras”, afirmou Wagner.

Ele disse que o Exército está preparado para atuar, se houver guerra, mas mesmo na paz a corporação tem dado sua contribuição na manutenção de fronteiras e em momentos de emergência, em parceria com o governo estadual. “Temos um Exército à altura do tamanho do Brasil”, ressaltou.

Na ocasião, o governador e o arcebispo-primaz do Brasil, dom Geraldo Majella, receberam medalhas da Ordem do Mérito Militar. Com a presença de autoridades civis e militares, a cerimônia teve sequência com a entrega de medalhas aos oficiais que se destacaram em diversas atividades e o desfile da tropa ao som do Hino a Guararapes e Fibra de Herói.

O comandante da 6ª Região Militar, que compreende a Bahia e Sergipe, general João Francisco Ferreira, comentou a importância da data e da integração entre o Exército e o poder público. “O Exército sempre esteve integrado à sociedade. O objetivo é que essa integração aconteça em todos os níveis. Atuamos com o governo por meio de operações, como em Sauípe, onde garantimos a segurança da Cúpula do Mercosul”, explicou.

O secretário da Segurança Pública, César Nunes, lembrou do papel das Forças Armadas Brasileiras em ações no Carnaval e missões de transporte de presos e equipamentos. Já dom Geraldo Majella falou da importância do contato desde a infância com a nacionalidade e com os hinos para fortalecer e sedimentar o sentimento de patriotismo.

Difusão da profissão militar

As comemorações do Dia do Soldado foram iniciadas na terça-feira (13), com uma programação diversificada para fortalecer o significado da data festiva junto aos públicos interno e externo, além de difundir a profissão militar para a população.

Ao longo da Semana do Exército, houve demonstração de cães de guerra, concerto das bandas da 6ª Região Militar e do Colégio Militar de Salvador, exposição de material, estande de serviços e o Torneio de Xadrez Guararapes.

Publicada às 10h20
Atualizada às 14h05