LOCAL: municípios de Piritiba e Mundo Novo, no território de identidade Piemonte do Paraguaçu, a aproximadamente 300 quilômetros de Salvador.
DATA: 24.04.10 (sábado)
HORÁRIO: a partir de 9h

O QUE É: entrega da recuperação de trechos da BA-421 e da BA-131 e visita à 45ª da Exposição Agropecuária de Mundo Novo.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

BA-421: o trecho recuperado liga Piritiba e Mundo Novo e possui 22 quilômetros de extensão, por onde trafegam cerca de 250 veículos por dia. Nele foram realizados os serviços de restauração e pavimentação, com duas camadas de asfalto, além da recuperação do calçamento nas áreas urbanas, que havia sido danificado pelas chuvas. Além da população dos dois municípios, a obra beneficia os moradores de Mairi e Baixa Grande, bem como o escoamento da agropecuária regional. O investimento foi de R$ 13,5 milhões.

BA-131: os 21 quilômetros do trecho que liga a sede municipal de Piritiba ao distrito de Porto Feliz passaram pelos serviços de restauração e pavimentação, também com duas camadas de asfalto para garantir a durabilidade do pavimento. Por ele circulam, em média, 280 veículos diariamente. Sua recuperação favorece o escoamento da produção de grãos e pecuária da região. O investimento de R$ 12,4 milhões beneficia aproximadamente 140 mil habitantes dos municípios de Piritiba, Tapiramutá, Miguel Calmon, Mundo Novo e Jacobina.

EXPOSIÇÃO: acontece entre os dias 21 e 25 de abril, no Parque de Exposições de Mundo Novo. A programação conta com exposição de animais, leilão, feira agroindustrial, concurso de quadrilhas, barracas de comidas típicas, atrações musicais, cursos, palestras, entre outras atividades.

PIRITIBA: com extensão territorial de 991 quilômetros quadrados, sua população estimada é de 25.612 habitantes. A cidade foi emancipada em 1952 e atualmente a prefeitura é comandada por Carlos Alberto dos Santos. As principais atividades econômicas do município são a agricultura, é o sexto produtor de mandioca do estado, além do feijão, milho e mamona, e a pecuária leiteira.

MUNDO NOVO: possui 1.496 quilômetros quadrados de extensão e população estimada de 25.245 habitantes. A cidade foi emancipada em 1896 e atualmente a prefeitura é comandada por Luzinar Medeiros. A pecuária é principal atividade econômica do município.