Avaliar e selecionar estudos, projetos, levantamentos e pesquisas para a estruturação do projeto de construção e concessão do Sistema Viário Oeste (SVO), que inclui a ponte entre Salvador e Ilha de Itaparica. Essa será a tarefa do Grupo de Trabalho Executivo (GTE) instalado, nesta segunda-feira (12), sob a coordenação do secretário do Planejamento, Antônio Alberto Valença, e tendo como titulares, os secretários da Infraestrutura, do Desenvolvimento Urbano, da Fazenda e do Meio Ambiente, além do procurador geral do Estado, Rui Moraes Cruz.

Inicialmente, o GTE vai apreciar os estudos e projetos que serão apresentados em resposta à Proposta de Manifestação de Interesse (PMI), publicada pela Seplan. “Por meio da PMI, o governo autorizou as empresas Serveng-Civilsan S.A e a Planos Engenharia e o consórcio constituído pelas empresas Odebrecht, OAS e Camargo Corrêa a elaborar, num prazo de 120 dias, estudos preliminares de viabilidade técnica, ambiental, econômico-financeira e jurídica para a estruturação do projeto de construção e concessão do SVO.

“A partir dessa data, o grupo terá 90 dias para concluir a apreciação dos estudos e projetos apresentados e podendo sugerir possíveis complementações e adequações”, disse Valença. O SVO engloba a ponte rodoviária ligando Salvador à Ilha de Itaparica, e das duplicações da BA 001, na ilha, da Ponte do Funil e das BA’s 001 e 046, entre Nazaré e Santo Antônio de Jesus (entroncamento com a BR 101).

O próximo passo será a realização de um convênio ou contratação de uma consultoria especializada que irá complementar e estruturar o projeto básico, além dos estudos de impacto. O secretário do Planejamento explica que esta é uma etapa que antecede o lançamento de um edital para a obra, o que pode vir a ocorrer somente se os estudos apontarem para viabilidade da mesma.