O Dia de Lazer do projeto Caravana do Lazer, que costuma levar alegria a milhares de crianças nas praças do interior da Bahia, ganhou no sábado (10), em Itacaré, um brilho especial. Desta vez, o evento foi realizado no campo de futebol do bairro Passagem, perto do Rio de Contas e um dos lugares mais carentes do município, habitado principalmente por nativos da região.

“Passagem é um lugar arriscado, com prostituição, muitas adolescentes grávidas, além de jovens ‘trabalhando’ com drogas. Portanto, trazer esta atividade para aqui foi um incentivo para a prática do esporte e lazer”, afirmou a secretária municipal de Esporte, Juventude e Cultura, Irley Novaes.

O relógio marcava 7h30, quando os primeiros pequenos começaram a surgir no campo, olhando de longe a instalação de cada brinquedo, feita pela equipe de eventos da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e os agentes comunitários de lazer, que durante dois dias receberam curso de capacitação.

Não demorou muito e todos os brinquedos foram sendo tomados por filas de centenas de crianças aguardando, ansiosas. A dona-de-casa Eliane Gouveia trouxe toda a garotada da família ao campo – além da filha Samyne, sete anos, oito sobrinhos – para se divertir.

“Quando acordei e vi este movimento aqui, nem acreditei. Tenho 28 anos, sempre morei nesta região e é a primeira vez que vejo e participo de uma festa dessas, porque elas são sempre no centro e para turistas”, afirmou Eliane.
As crianças tiveram acesso a todos os brinquedos: cama elástica, pista de sabão, piscina de bolinhas, oficinas de reciclagem, desenho e pintura, além de jogos educativos, como ludo, dominó, dama e xadrez gigantes. A garotada também jogou bola, vôlei, golzinho, pulou corda e brincou de roda, entoando cantigas populares com muita animação.

Joel Nilo, oito anos, jogou dominó, bola e ainda brincou no pula-pula, mas o brinquedo que ele mais gostou foi a pista de sabão. “Estou gostando muito. É bom escorregar na pista de sabão, parece que vou voar”, contou.

Expansão das atividades
Segundo a secretária, a capacitação do Caravana do Lazer no município despertou a criação de projetos. “Os dois dias de curso ofereceram aos agentes capacitados, que na maioria são professores da rede estadual e municipal, ideias para dar continuidade ao trabalho. Já temos planos de desenvolver algumas atividades da caravana, de 15 em 15 dias, em bairros diferentes”, informou.

Os agentes também tiveram a oportunidade de partilhar várias experiências e agora pretendem aplicar na prática profissional. “Um evento deste porte em uma cidade carente de estrutura e atividades lúdicas é muito válido. Participei da capacitação e tenho um projeto de implantar uma brinquedoteca no município. No curso, recebi auxílio para executá-lo. Além disso, a secretária se engajou no projeto”, explicou o professor da Escola Municipal Manoel Castro, Jônatas Lopes.