O Programa de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) foi apresentado, nesta sexta-feira (30), aos membros do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cepram), durante a 341ª reunião ordinária do órgão, realizada no auditório da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), no CAB.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Splenger, depois de muitos anos o ZEE-Bahia está a poucos passos de iniciar os trabalhos. “O Zoneamento Ecológico-Econômico é uma ação fundamental para o desenvolvimento sustentável, pois, sem ele, não há como pensar em ações estruturantes para o estado com o viés da sustentabilidade”.
Na ocasião, o conselheiro Benito Juncal disse que o programa atuará em cinco regiões, dentre elas, duas são apontadas como prioritárias – a região do baixo sul até o extremo sul – devido a fatores como indústria, gás e turismo – e na Baía de Todos-os-Santos – em razão do estaleiro, do turismo e da construção da Ponte Salvador-Itaparica.

O conselheiro José Augusto Saraiva, representante da Ong Germem, comemora a proximidade para inicialização do ZEE. “Este é um programa que esperamos há anos. Chamo a atenção do Estado para que atue paralelamente nas áreas apontadas como prioritárias e atenda às regiões oeste e Litoral Norte, que tem os agravantes do agronegócio e da hotelaria”.

De acordo com a superintendente de Políticas para a Sustentabilidade da Sema, Kitty Tavares, o ZEE/Bahia não é só um plano setorial. Ele está junto aos planos de desenvolvimento sustentável elaborados pela secretaria, em parceria com a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan).

“Não vamos construir um instrumento que seja estático. A ideia é que seja dinâmico, com um grupo de trabalho que tenha representantes do governo e da sociedade acompanhando os trabalhos”, explicou Tavares.
Ainda no encontro foram definidas as instituições que indicarão os representantes para integrar a Câmara de Compensação Ambiental e aprovados pelos conselheiros, os anteprojetos do Aeroporto de Ilhéus e o estudo da Licença de Localização para a construção da terceira pista de pouso e decolagem do aeroporto de Salvador.