Encontrar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a atuação do Ministério Público na defesa do meio ambiente é a proposta do 10º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, aberto na noite de quarta-feira (28) no Bahia Othon Palace, em Salvador. O evento acontece até esta sexta-feira (30) e receberá as maiores autoridades em direito ambiental do país.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, que representou o governador Jaques Wagner, disse que a Bahia busca alternativas para promover o desenvolvimento sustentável. “O governo da Bahia enfrenta essa questão com tranquilidade e discute com todos os setores a relação entre o desenvolvimento econômico, a inclusão social e a preservação ambiental”, explicou.

Durante o evento foram homenageadas com uma estatueta de São Francisco de Assis, conhecido como Santo Patrono dos Ecologistas, pessoas que contribuíram para a preservação ambiental na Bahia e artistas como Bel Marques, Tatau, Margareth Menezes, Durval Lélis, Cláudia Leite e Carlinhos Brown, que participaram da Campanha Contra a Exploração Sexual de Menores, realizada pelo Ministério Público.

Esta é a segunda vez que a capital baiana sedia o encontro, promovido pela Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), que congrega procuradores e promotores de justiça com atuação na área ambiental em todo o país. Estão sendo discutidos temas como licenciamento ambiental, preservação de mata atlântica e do cerrado, termos de ajustamento de conduta e combate aos crimes ambientais.