Como parte do processo de criação de três novos Comitês de Bacias Hidrográficas, o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) realiza, nestas segunda e quarta-feira (12 e 14), os encontros regionais nas cidades de Gandu, Itamaraju, Itaparica e Eunápolis, com o objetivo esclarecer à sociedade sobre a importância e funções de um Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH).

Na ocasião, coordenadores e técnicos do instituto vão apresentar à sociedade civil, ao poder público e aos usuários da água, procedimentos e regras para a participação no processo eleitoral e de escolha dos representantes que irão compor os CBH Recôncavo Sul, CBH Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu e CBH Rios Frades, Buranhém e Santo Antônio.

A comunidade terá ainda a oportunidade de conhecer e esclarecer dúvidas sobre as principais Políticas na Gestão dos Recursos Hídricos e a Nova Lei das Águas (11.612/09).

O Ingá tem a competência de estimular a formação, manutenção e renovação dos CBHs nas RPGAs – Regiões de Planejamento e Gestão das Águas. Existem atualmente, na Bahia, 10 Comitês de Bacias Hidrográficas e mais quatro estão sendo criados.

Cronograma dos encontros

Dia 12