A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), diante da paralisação das atividades dos trabalhadores na área da Construção Civil, está aguardando que as negociações iniciadas entre trabalhadores e empresas sejam resolvidas da melhor forma possível e que as atividades nas três frentes de trabalho da Via Expressa Baía de Todos os Santos sejam retomadas para que o cronograma das obras que estão sendo executadas seja cumprido.

São 1,5 mil trabalhadores envolvidos na execução das três primeiras etapas do projeto, já iniciadas. Na Frente I – Cabula/BR-324 – são realizadas as obras de finalização do viaduto que vai interligar o Cabula à Rótula, cujos pilares já estão fixados nos canteiros da BR-324.

Na frente II – Rótula do Abacaxi – os operários trabalham na construção de cinco viadutos e vias de superfície. Na região da Soledade estão sendo executados os serviços da Frente III, com escavações para construção de outros dois túneis que farão a ligação entre o Comércio e a Estrada da Rainha.

A Via Expressa é um projeto que vai trazer melhorias diretas para um público estimado em 1,5 milhão de pessoas. A obra vai promover a melhoria urbana da região, além de ampliar o número de faixas para tráfego de veículos e proporcionar mais segurança no trânsito – serão quatro faixas exclusivas para veículos leves, duas faixas exclusivas para ônibus e mais quatro faixas exclusivas para o transporte de cargas pesadas. O projeto vai melhorar a circulação de veículos, garantindo maior acessibilidade e integração com o sistema viário existente, utilizando soluções como túneis passarelas, viadutos e ciclovias.