Os seminários Diálogos Territoriais chegaram, nesta sexta-feira (30), aos territórios de Vitória da Conquista, Irecê e Litoral Sul. Promovidos pelo Conselho de Acompanhamento do Plano Plurianual (Cappa), com o apoio da Secretaria do Planejamento (Seplan), das prefeituras e da Coordenação Estadual de Territórios (CET), as plenárias têm o objetivo de aprofundar a discussão sobre os instrumentos de participação direta e de controle social nas políticas públicas do Governo da Bahia.

Segundo o secretário do Planejamento, Antônio Alberto Valença, a iniciativa visa manter a população baiana informada sobre a execução dos programas e projetos do governo em cada território. “Esta é uma forma de apresentar as ações num diálogo com a sociedade organizada, de forma franca, democrática e participativa”.

Em Irecê, a plenária contou com a participação de mais de 150 pessoas, entre gestores públicos e representantes da sociedade civil organizada. De acordo com o assessor da Seplan, Marcelo Oliveira, os debates tiveram como destaque as áreas de saúde e educação.

“O Hospital Mário Dourado Sobrinho transformou a realidade da população, que carecia de serviços de saúde. Além disso, a ampliação das equipes de Saúde da Família e a regularização da situação funcional de 81 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) contribuíram bastante para a melhoria da qualidade de vida da população”, enfatizou Oliveira.

A unidade ganhou 119 leitos nas especialidades de pediatria, clínica médica, clínica cirúrgica e obstetrícia, UTI e Unidade Neonatal. Na área de educação, o território de Irecê conseguiu uma boa adesão ao programa Todos pela Alfabetização (Topa), com mais de 29,6 mil pessoas que já aprenderam a ler e escrever.

A atuação da unidade de Irecê, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) também está transformando a realidade dos municípios do território.

No Território Vitória da Conquista, a revitalização da BA-262, estrada que liga o município de Vitória da Conquista a Brumado, foi lembrada na plenária. De acordo com Edimare Costa, articuladora do território, “o Governo do Estado conseguiu garantir a reforma de uma das principais vias de transporte da região, vital para o escoamento de minérios e produtos agrícolas, depois de anos abandonada”.

Para Edimare, os debates temáticos das ações de governo são de extrema importância para que a sociedade conheça o que está sendo implementado no território. “Os Diálogos Territoriais estão contribuindo muito para a divulgação desta e de outras ações importantes realizadas pelo Governo do Estado na região".

Na plenária do Território Litoral Sul, ocorrida em Ilhéus, o destaque ficou com a área de infraestrutura. De acordo com o assessor para Territórios da Seplan, Jerônimo Rodrigues, a construção e recuperação de rodovias foram ações marcantes para os municípios do Litoral Sul, que têm no turismo uma forte fonte de renda para a população.

Os Diálogos Territoriais devem ocorrer no próximo dia 7, nos territórios Baixo Sul (município de Valença), Chapada Diamantina (Seabra) e Piemonte do Paraguaçu (Itaberaba). As informações detalhadas sobre locais e datas das plenárias estão disponíveis no site da Secretaria do Planejamento.