O ciclo de debates Pensar a Bahia, promovido pela Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan) desde o mês de janeiro, continua suscitando debates entre representantes do governo. Nesta sexta-feira (9), o secretário do Planejamento, Alberto Valença, abriu o seminário-oficina "Elementos de Planejamento Estratégico Público para Elaboração do Plano de Desenvolvimento Bahia 2023", que contou com a participação de técnicos, superintendentes e diretores de secretarias e órgãos governamentais.

Representante da Fundação Altadir, o consultor colombiano Irvin Herrera Sastre falou sobre os diversos modelos de Planejamento. O módulo teórico precedeu uma oficina, realizada pelos participantes do evento, para definir os elementos voltados à construção da estratégia do plano de desenvolvimento para a Bahia até o ano de 2023.

De acordo com Irvin Sastre, toda gestão é avaliada por seus resultados, e os resultados dependem de um projeto de governo, da habilidade para governar e da capacidade de gestão.

Segundo o chefe de gabinete da Seplan, Edson Valadares, na oficina foi utilizado o método de Planejamento Estratégico Situacional, que possibilita uma organização mais integrada das ações e permite um olhar transversal de cada setor em direção a um objetivo estratégico.

"A metodologia que estamos adotando será importante para definirmos o modelo de desenvolvimento da Bahia, orientando as ações de cada secretaria e dando sentido à aplicação das políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população e melhor distribuição de renda", destacou Valadares.